Pesquisar
Close this search box.

» Post

O Instituto “Resgatando Vidas” inaugura espaço na zona norte

Instituto “Resgatando Vidas” inaugura seu espaço físico em comunidade da zona norte de São Paulo e passa à integrar a Rede Gerando Falcões. A Rede criada pelo empreendedor social Edu Lyra espera ampliar seu atendimento para 50 mil pessoas até o fim de 2019

Aconteceu no sábado dia 27.04 o lançamento, do espaço físico do Instituto Resgatando Vidas que, a partir desta data passará a integrar a Rede Gerando Falcões, liderada pelo empreendedor social Edu Lyra.

Criada em 2014, a entidade realiza projetos na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. O trabalho é liderado pelo ativista Aron Ramos, que há cinco anos se dedica à prevenção ao uso e ao tráfico de drogas, no bairro da capital paulista onde nasceu. Com a adesão da nova ONG, a Rede Gerando Falcões pretende atender cerca de 50 mil pessoas até o fim do ano, com ações voltadas à educação de crianças e jovens, além de qualificação profissional de adultos, e egressos do sistema carcerário.

A parceria foi oficialmente selada, em uma cerimônia no escritório do instituto (Rua Augusto Gil, 465, Vila Dionísia), em São Paulo. Depois da solenidade, convidados e imprensa conheceram o Polo Esportivo Cultural do instituto. Situado a 300 metros da sede da instituição, o local oferece à população do bairro oficinas culturais e esportivas, que servem como ferramentas de educação e inclusão social de crianças, adolescentes e adultos vulneráveis ao envolvimento com o consumo e o tráfico de drogas.

“Fazer parte da Rede Gerando Falcões significa trazer cultura de gestão eficaz para o Instituto, mais recursos e maior visibilidade para as comunidades da Zona Norte. O impacto na comunidade será a oferta de mudança de vida e da realidade através da cultura, do esporte, da qualificação profissional e da geração de renda”, afirma Aron Ramos, fundador do Instituto Resgatando Vidas”.

Sobre Aron Ramos
Casado, pai de quatro filhos, Aron Ramos, atualmente com 37 anos, nasceu na zona norte de São Paulo e foi criado pela avó materna, Dona Dade, enquanto a mãe trabalhava para alimentar a família. Aos 12 anos começou a expressar sua revolta pela ausência do pai, tratando amigos e colegas de escola de forma agressiva, o que o levou a ser expulso de vários colégios da região.

Em uma das escolas que frequentou Aron conheceu a líder de uma boca de fumo da favela onde morava. Em pouco tempo ela se tornou sua melhor amiga. A amizade abriu caminho para o envolvimento de Aron com as drogas. Aos 15 anos ele não só consumia, como também vendia entorpecentes, além de praticar furtos no bairro.

Aos 16 anos, Aron teve uma filha, o que o fez começar a ver a vida de forma diferente. Aos 20 anos, um choque de realidade o levou a dar uma virada radical em sua vida, cortando todos os laços com o consumo e o tráfico de drogas.

A partir de então, ele começou a trabalhar como repositor, focado em seus sonhos – ter uma família, filhos, uma casa com chuveiro quente, formar-se na faculdade e trabalhar em uma empresa multinacional. Aos 30 anos – 10 anos após a mudança radical –, já havia conseguido alcançar todos os objetivos.

Sobre o Instituto Resgatando Vidas

O Instituto Resgatando Vidas realiza trabalhos nas comunidades Odassi Nazzalli, expandindo para Sucupira e Flamengo. As ações são voltadas à prevenção ao uso de drogas em escolas e igrejas e ao resgate de adolescentes, jovens e adultos das ruas. Para esses públicos Aron ministra palestras de capacitação profissional, auxiliando-os no acesso ao mercado de trabalho.

Mais do que promover ações assistenciais, o objetivo de Aron é promover mudanças reais nas vidas dos moradores do bairro – transformar vendedores de drogas em vendedores de carros, casas e roupas; transformar gerentes do tráfico em gerentes de banco, e assim por diante.

“Meu maior sonho é ver vidas transformadas. Resgatá-las do submundo das drogas, da marginalidade, incentivar, ajudar e ensinar a resgatar seus sonhos”, afirma. “Corra atrás dos seus sonhos, porque dá para alcançar. Com muita fé, trabalho, dedicação e foco”, complementa.

Sobre Edu Lyra

Listado pela revista Forbes entre os 30 jovens mais influentes do Brasil com menos de 30 anos, Edu Lyra já conquistou prêmios e distinções por seu trabalho, voltado à erradicação da pobreza e à redução das desigualdades sociais. Selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo, recebeu em 2014 o prêmio Jovem Empreendedor do ano pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).
Eleito Paulistano Nota 10 pela revista Veja, foi também um dos “Rebeldes com Causa” escolhidos pela grife Reserva. A seguir, ainda conquistou os prêmios de Jovem Brasileiro na categoria Social 2015/2016, Empreendedor do Ano pelo Lide 2017 e Medalha Cidade de São Paulo em 2018.

Sobre a Rede Gerando Falcões

Atualmente, cinco unidades compõem a Gerando Falcões, que atua em estratégia de rede em periferias e favelas, com projetos focados em esporte e cultura para crianças e adolescentes e qualificação profissional para jovens e adultos. Para as famílias atendidas, incluindo egressos do sistema penitenciário, as ações funcionam como motores de geração de renda.

A instituição conta com o patrocínio de dezenas de empresas e organizações. Entre elas: Fundação Lemann, Givecme5, WiseUp, Aloha Life e Cyrela, Ambev, IS Entrega, CA Tecnologies, Polo Wear, Proseftur, Brazil Foundation e Instituto Ação pela Paz. Por meio da Lei Rouanet, ainda recebe apoio de Visa, Motorola, Microsoft, Escola Móbile, AgiBank e Ministério da Cultura. Além disso, a entidade utiliza em sua gestão ferramentas fornecidas por grandes empresas, como a Ambev.

Simone Botelho.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade