Na noite deste sábado, (9), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas – SP, a A. A. Ponte Preta, (a Nega Véia), recebeu o São Paulo F. C. (o Tricolor Paulista), em jogo válido pela 6ª rodada dos Grupos A e D do Campeonato Paulista Série A-1 2019.
A Ponte não estava numa situação confortável na tabela do Grupo A, ocupava o 3º posto com 5 pontos ganhos, a 6 pontos de distância do vice-líder o Red Bull, porém, o seu adversário o São Paulo tinha ainda mais problemas, estava devendo futebol desde o início da temporada e se via numa sinuca de bico na sua principal competição do ano, a Libertadores da América.
Apesar de liderar o Grupo D do Paulista, o Tricolor precisava vencer, para se se alto afirmar no estadual e angariar confiança para a dura tarefa de reverter o placar de 2 x 0 diante do Talleres, na sequencia da pré-Libertadores, na próxima 4ª feira, (13), no Morumbi.
O jogo:
A Ponte, logo de cara tentou fazer valer o fator campo-torcida e passou a pressionar o time visitante, com jogadas rápidas, deixando os adversários, sem muitas opções, para buscar o campo de ataque; mas os atletas da Nega Véia, abusavam dos erros de finalização e por isso não transformavam o domínio em vantagem no marcador.
Por sua vez, o São Paulo jogava sofrendo, não tinha potencial criativo, para se desvencilhar das garras campineira e criar algo de produtivo no seu ataque. O calor em Campinas era intenso e logo os atletas deram sinais de cansaço e a partida perdeu em qualidade.
Ao final da primeira etapa, a torcida da casa já se mostrava um tanto impaciente, com o ritmo da partida, e chegou até a vaiar a própria equipe, em certos momentos. O jogo chegou ao intervalo, sem que Ivan ou Tiago Volpi, fizessem uma defesa se quer, final: Macaca 0 x 0 Tricolor Paulista.
O panorama do jogo, pouco se alterou no início da etapa final, as jogadas de ataque eram escassas, a Nega Véia parecia mais disposta a buscar a vitória. Aos 11 minutos, Luiz Ricardo, Substituiu a Arnaldo e o volume de jogo dos donos da casa cresceu.
Mas o fato que decidiu a sorte do jogo, foi a entrada de Hugo Cabral, na vaga de Thalles, aos 26 minutos, ele não demoro a fazer valer a mexida do professor, aos 32 minutos, ele estava no lugar certo, depois da cobrança de um escanteio, Renan Fonseca, raspou de cabeça e Hugo só escorou para o gol vazio; Ponte Preta 1 x 0 São Paulo.
O Tricolor ainda tentou uma tímida reação, mas sem poder de fogo, não conseguiu incomodar os donos da casa, que cadenciaram o jogo, administraram o tempo, para finalmente confirmar o 2º triunfo na competição; final do confronto: A. A. Ponte Preta 1 x 0 São Paulo F. C.
Com a vitória, a Macaca se aproximou do vice-líder da chave, está com 8 pontos, atrás do Santos que soma 15 e do Red Bull, com 11. O São Caetano, está duplamente complicado no campeonato, pois é o lanterna do Grupo A, e frequenta a zona da degola na 15ª posição, na classificação geral.
Próximos jogos:
O São Paulo, que enfrenta a chamada parada indigesta; no meio da semana, para tentar reverter um placar adverso diante do Talleres e seguir na pré-Libertadores; só volta a campo pelo Paulista, no domingo, (17), às 19 h, quando enfrenta outra pedreira; o Corinthians em Itaquera, já a Nega Véia visita no sábado, (16), às 21 h, o Novorizontino; jogos válidos pela 7ª rodada do Campeonato Paulista Série A-3 – 2019.
Ficha Técinica:
Ponte Preta 1 X 0 São Paulo
Rodada: 6ª rodada
Data: 09/02/2019 – Horário: 19 h
Local: Estádio Moisés Lucarelli – Campinas – (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Luiz Alberto Nogueira
Cartões Amarelos:
Ponte Preta: Arnaldo
São Paulo: Hernanes, Reinaldo
Gols:
Ponte Preta: Hugo Cabral 33′ 2T
Renda: R$ 94.130,00
Público: 4.652 expectadores
Ponte Preta: Ivan; Arnaldo (Luís Ricardo), Reginaldo, Renan Fonseca e Diego Renan; Nathan, Matheus Oliveira, Igor, Matheus Vargas (Tiago Real) e Gérson Magrão; Thalles (Hugo Cabral).