A primeira vitória do Palmeiras em 2019 veio nessa quarta-feira (23), ainda em ritmo de pré-temporada. No Allianz Parque, a equipe teve um bom primeiro tempo e uma etapa final pouco inspirada, mas fez o suficiente para bater o Botafogo de Ribeirão Preto por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista que teve inicio às 21h. Em jogo com muitos erros de passes, pênalti desperdiçado e rodízio na escalação, quem decidiu foi Deyverson, autor do gol.
Com oito alterações em comparação à estreia, o Palmeiras mostrou também um futebol diferente no começo da partida. A lentidão na troca de passes deu lugar a um time dinâmico. Os jogadores de meio-campo tabelavam com facilidade e se apresentavam na área para finalizar. Os atacantes conseguiam inverter posições para confundir a marcação e com Dudu bastante acionado, as chances foram criadas com facilidade.
O jogo
O gol palmeirense veio aos 20 minutos. Após cobrança de falta, o goleiro deu rebote e Deyverson completou. O Botafogo chegou a dar alguns sustos depois, mas o Palmeiras dominava a partida e poderia ter ampliado ainda no primeiro tempo. O estreante meia Zé Rafael demonstrou nervosismo e desperdiçou algumas das investidas, ao errar passes.
No intervalo, o recém-contratado Ricardo Goulart foi ao gramado cumprimentar a torcida. Depois, outro reforço ganhou chance, o atacante Carlos Eduardo, que fez sua estreia. No entanto, o jogo caiu bastante de nível. O Palmeiras perdeu a intensidade, ficou lento, errou muitos passes. Com Dudu substituído, a equipe não tinha mais a peça capaz de acelerar o ritmo e incomodar o Botafogo.
O Botafogo aos poucos percebeu não ser tão difícil enfrentar o desanimado e lento Palmeiras. No momento em que o Pantera mais ameaçava a chegar o empate, o Palmeiras achou a brecha para ameaçar. Primeiramente, Deyverson perdeu uma chance incrível, ao tentar driblar o goleiro Rodrigo Viana e perder a bola quando a melhor opção era finalizar. O pior veio depois. Bruno Henrique perdeu pênalti, ao chutar no meio e facilitar a defesa.
Ainda assim, o placar magro bastou. A vitória por 1 a 0 não será um problema para o Palmeiras, pois o clube considera ser cedo esperar neste início de temporada um rendimento físico e técnico do nível do ano passado.
Próximo jogo
O próximo compromisso do Palmeiras será no domingo, contra o São Caetano, fora de casa às 17h, sendo que o time chegou aos quatro pontos com o triunfo desta quarta-feira. Já o Botafogo, que está com apenas um, receberá a Ferroviária na segunda às 20h.
Ficha Técnica
Público: 23.752 pagantes
Renda: R$ 1.272.384,60
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza/SP
Assistentes: Alex Ang Ribeiro/SP e Tatiane Sacilotti Camargo/SP
Cartões Amarelos
Palmeiras: Marcos Rocha
Botafogo: Willian Oliveira
Palmeiras:
Fernando Prass; Marcos Rocha, Antonio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Thiago Santos, Bruno Henrique e Zé Rafael (Lucas Lima); Gustavo Scarpa (Felipe Melo), Dudu (Carlos Eduardo) e Deyverson
Técnico: Luiz Felipe Scolari “Felipão”
Botafogo
Rodrigo Viana; Lucas Mendes, Edinei, Plínio e Pará; Willian Oliveira, Diones, Renan Oliveira (Marlon Freitas) e Leonan; Bruno Moraes (Rafael Costa) e Pimentinha (Jean Silva)
Técnico: Léo Condé