Pesquisar
Close this search box.

» Post

Projeto A Arte Gerando Renda é opção para ocupação de jovens ‘nem nem’ de Acari

Aproximadamente 11 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não estudam e nem trabalham, segundo o IBGE, isso equivale a 1/5 da população brasileira nesta faixa etária. Uma das causas atribuídas para o número expressivo e crescente, é que esses jovens não trabalham por não terem capacitação adequada e não se especializam por falta de acesso a cursos profissionalizantes em suas regiões.  É por esse motivo que o Projeto A Arte Gerando Renda iniciou atividades em Acari nesse semestre, no dia 6 de agosto. 

A inciativa ensinará gratuitamente decoração de unhas, maquiagem social, maquiagem artística, além de tranças e turbantes para 200 pessoas, a partir de 15 anos, sem limite de idade. O projeto está em sua quarta edição e já capacitou mais de 800 jovens e adultos da Maré, Piedade e Rocinha. Hoje, eles empreendem ou trabalham com Carnaval, teatro, festas infantis e salões de beleza. As oficinas têm dez semanas de duração, e acontecem na Escola Municipal Jornalista Escritor Daniel Piza.

O A Arte Gerando Renda será dividido em duas etapas, com 100 vagas cada. A primeira ocorre de agosto a outubro e a segunda entre outubro e dezembro. A iniciativa conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e tem apoio do Instituto Invepar.

Segundo o IBGE, a região de Acari possui o terceiro pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município do Rio de Janeiro. O índice mede três pontos: longevidade (vida longa e saudável), educação (acesso ao conhecimento) e renda (padrão de vida), o que motivou a ida ao local. “Estávamos procurando um espaço para desenvolver o projeto em Acari e a direção da Escola Municipal Daniel Piza foi enfática: Queremos vocês aqui”, relembra Marcello Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo, que promove o A Arte Gerando Renda.

“Lutamos muito para trazer o projeto para nossa escola, dará oportunidade rápida de um recurso financeiro”, conta Ana Paula Cavadas, diretora da escola. “A região é muito pobre e sofre com carência e violências de todas as formas, não há cursos próximos. Lutamos muito na escola por ações que direcionem nossos jovens, e que dê a eles novas perspectivas.”

 

REFERÊNCIA PARA A ONU

Em 2014, a ONG Favela Mundo foi reconhecida como um “modelo de inclusão social nas grandes cidades”, no World Cities Day 2014, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. Ao todo, a entidade já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em oito eventos no exterior. O mais recente foi em novembro de 2017, quando Marcelo Andriotti foi nomeado Embaixador de Liderança no Toronto World Leadership Forum, que ocorreu no Canadá.

A ONG Favela Mundo, através do projeto A Arte Gerando Renda, desenvolve atividades que ajudam a alcançar cinco das 17 metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, da ONU: Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Empregos Dignos e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades, e Paz e Justiça.

SERVIÇO

O projeto A Arte Gerando Renda iniciou as aulas no dia 6 de agosto e é opção para jovens que nem estudam e nem trabalham.
Mais informações pelo site www.favelamundo.org.br ou pelo fone 3802-5881.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade