O campeonato paulista terminou no último final de semana, após dois jogos e muita polêmica, o título foi para o Corinthians nos pênaltis. A primeira partida na Arena Corinthians foi vencida pelo Palmeiras pelo placar de um a zero. A segunda partida foi vencida pelo Corinthians no Allianz Parque pelo placar de um a zero. A decisão foi para os pênaltis e o Corinthians venceu!
Os jogos foram cercados de polêmicas. Na primeira partida uma briga generalizada após uma dividida entre Henrique e Borja causou a expulsão de Cleisson e Felipe Melo.
As polêmicas seguiram na semana, após o Corinthians definir que faria um treino aberto no sábado, uma vez que os clássicos em São Paulo tem torcida única, o Palmeiras também abriu o seu treinamento, o que fez com que a Polícia militar aconselhasse a não realização do treino no Corinthians. A pressão fez com que o timão anunciasse a antecipação do treino para sexta-feira.
O jogo no Allianz também foi cercado de polêmica. O árbitro da partida, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza marcou um pênalti de Ralf em Dudu. Após muita reclamação e consulta aos auxiliares, o árbitro voltou atrás na sua decisão.
O jogo transcorreu normalmente e, com a vitória do Corinthians, a decisão foi para os pênaltis, onde prevaleceu a categoria do goleiro Cássio, que defendeu as cobranças de Dudu e Lucas Lima.
Após o jogo o ambiente no Palmeiras era de extrema indignação. O Presidente do clube, Mauricio Galiotti não permitiu a entrevista de nenhum de seus jogadores, chamou o campeonato de “Paulistinha”, afirmou que rompeu com a FPF, não enviou nenhum jogador para a comemoração do Campeonato. Jaílson e mais oito premiados não compareceram a festa.
Alheios a essa situação, o Corinthians comemorou o seu 28º título do paulistão e o bicampeonato (2017/18), o que consagra Fabio Carille como técnico. Parabéns ao Corinthians, legítimo campeão paulista de 2018