» Post

LUTO!!! PERDEMOS STEPHEN HAWKING.

MORREU NESTA 4ª FEIRA, (14), O BRILHANTE FÍSICO TEÓRICO E COSMÓLOGO BRITÂNICO

Stephen William Hawking, de 76 anos de idade, nasceu predestinado, na cidade de Oxoford, do condado de Oxfordshire, na Inglaterra, no dia 8 de Janeiro de 1942, coincidentemente… ou não, no dia do 300º aniversário da morte do matemático, físico e astrônomo italiano, Galileu Galilei.

 

Filho de Farnk Hawking um biólogo, pesquisador e parasitólogo do Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres e de Isabel Hawking. O garoto sempre foi interessado pela ciência, residiu em St. Albans na infância e foi aluno da St Albans High School for Girls, entre 1950 e 1953, ele era um bom  aluno; mas não mostrou nem de longe o seu brilhantismo.

 

Contrariando seu Pai, que queria vê-lo formado em medicina, Stephen pretendia cursar matemática na University College, Oxford , porém o curso não estava disponível na universidade, Hawking teve de optar pelo curso de física e se apaixonou pela disciplina; tendo concluído os estudos em 1962.

 

Um  ano depois de sua formatura, aos 21 anos de idade, Stephen Hawking foi diagnosticado portador de uma doença rara e incurável, a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) um mal degenerativo que causa a paralisia de toda a  musculatura do corpo, embora não cause danos neurológicos. Os médicos que o trataram, diziam que sua expectativa de vida era de no máximo 10 anos, Hawking só viveria até os 30 anos de idade.

 

Mas o Gênio, não se abateu, condenado a viver enclausurado em seu próprio corpo, começou aos poucos a demonstrar o seu talento; interessado em termodinâmica, relatividade, e mecânica quântica ; obteve o doutorado na Trinity Hall em 1966 na cidade Cambridge, Cambridgeshire, onde passou a viver.

 

Depois de concluir o doutorado, Stephen, se tornou um pesquisador na instituição e mais tarde, atuou como professor no Gonville and Caius College, ligado a universidade e no Instituto de Astronomia da mesma instituição, onde permaneceu até 1973, (ano que por diagnóstico médico, Stephen Hawking deveria ter falecido).

 

Contrariando todas as expectativas, Hawking, não morreu, mas deixou o Instituto de Astronomia e foi para o Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica. Em 1979, passou a ocupar o cargo de Professor Lucasiano de Matemática; esta cátedra pertenceu ao cientista, alquimista, filósofo e teólogo Inglês, Isaac Newton, e foi ocupada por Hawking até 2009, ano em que atingiu a idade limite, para exercer o cargo.

 

Este gênio da ciência mundial, foi casado por 2 vezes; em 1965 casou-se com Jane Hawking tendo se separado dela em 1991, em 1995 casou-se com sua enfermeira, Elaine Mason, de quem se divorciou em 2006. Desde então, Hawking conciliava o convívio com seus 3 filhos e 3 netos, suas pesquisas no campo da Física Teórica e sua extensa agenda de conferencias ao redor do mundo. Até a sua morte, cujas causas não foram divulgadas, nessa 4ª feira, (14), coincidentemente… ou não; na data de aniversário de Albert Einstein.

 

A batalha de Stephen Hawking contra a ELA.

 

Vítima da Esclerose Lateral Amiotrófica, Hawking foi perdendo gradualmente, os movimentos das penas dos braços e de toda a musculatura voluntária, inclusive tendo perdido a força para manter sua cabeça ereta e sua mobilidade era praticamente nula. ele era vítima da síndrome do encarceramento; situação da pessoa desprovida de qualquer movimento.

 

Em 1985, ele contraiu pneumonia numa viagem a Suíça e teve de sofrer uma traqueostomia, que o deixou sem a voz. O cientista que pra se locomover já se utilizava de uma cadeira de rodas eletrônica, passou a usar um sintetizador de voz, que a principio era controlado pelos movimentos das suas bochechas, mas com a evolução da doença teve de ser substituído por um rastreador dos movimentos dos olhos, que transforma estes movimentos em palavras transmitidas pelo sintetizador.

Livros:

 

Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros. (1988)

Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios. (1994)

O Fim da Física. (1994)

A Natureza do Espaço e do Tempo (1996)

Breve História do Tempo Ilustrada. (1998)

O Universo numa Casca de Noz. (2001)

O Futuro do Espaço-Tempo (2005)

Os Gênios da Ciência: Sobre os Ombros de Gigantes. (2005)

Uma Nova História do Tempo. (2005)

Brevíssima História do Tempo. (2007)

George e o Segredo do Universo. (2007)

O Grande Projeto. (2011)

Minha Breve História. (2013)

 

Filmes:

 

A Brief History of Time. (1991), em que Errol Morris usou o livro homônimo como base para relatar a vida do cientista.

The Theory of Everything. (2014),  baseado no livro de memórias de Jane Hawking.

(Crédito: Portal Acredite ou não e Wikipédia)

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade