Por Vinícius Pedro
No dia 13/06, o Jornal Empoderado teve a honra de participar do 2º Encontro online de Jornalistas Negros, Indígenas e Profissionais engajados na defesa dos direitos da população periférica do Estado de São Paulo.
O evento contou com a presença de Mônica Seixas, deputada estadual do Mandato Movimento Pretas, e Lazara Carvalho, advogada e chefe de Gabinete do Observatório Nacional de Jornalistas, criado em fevereiro deste ano pelo ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino.
Durante o encontro, foram discutidos caminhos para fortalecer as mídias pretas e periféricas em um cenário em que a narrativa é controlada por grandes players de mídia, que frequentemente servem apenas a seus próprios interesses.
Diversos tópicos foram abordados, como a exposição tendenciosa da violência, que estereotipa as pessoas envolvidas, além do enfraquecimento da narrativa proveniente das comunidades periféricas pela grande mídia.
O Jornal Empoderado tem como objetivo a criação de um projeto de política pública que garanta financiamento para as mídias pretas e periféricas. Isso ajudará a manter equipes, adquirir equipamentos e garantir segurança jurídica. Além disso, buscamos valorizar o corpo negro em vida, sem esperar que a injustiça ocorra, seja por meio de prisões ou mortes, para falar sobre ela.Contrariamente aos programas no estilo policialesco, que rotulam nosso povo como criminosos sem sequer terem um processo aberto, sabemos que esses programas transformam em culpados indivíduos que ainda nem são réus.
Posteriormente, se a pessoa for inocente, isso pode passar despercebido. Por esse motivo, torna-se necessária a participação de toda a comunidade na construção de uma mídia mais plural e diversa, em que o envolvimento dos poderes públicos e a organização popular são de extrema importância.
Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!