» Post

Websérie “Resistência Samba Rock” traz a oralidade e legado da arte e cultura pretas para o meio digital

Zona Sul de São Paulo, ano de 2011. Esse é o pano de fundo para o nascimento do coletivo “Bons Tempos Nostalgia Black”, que foi criado com o intuito de disseminar a cultura do Samba Rock nas periferias da cidade, realizando bailes nostalgia, aulas de dança gratuitas de Samba Rock e de Danças Urbanas, além de outras atividades ligadas ao movimento do Samba Rock, compreendendo-o como arte e expressão negras.

O mais recente projeto do coletivo é a obra audiovisual “Resistência Samba Rock”, uma websérie de cinco episódios, com o primeiro a ser lançado na quinta-feira, 10, no canal do Youtube “Bons Tempos Nostalgia Black”. Cada episódio aborda temas diferentes, desde a história do Samba Rock, contexto político do seu surgimento e a consolidação do gênero musical; passando pela estética, autoestima e a importância da cultura dos bailes para a construção da identidade do povo negro; até chegar ao papel dos coletivos culturais e dos artistas para a difusão da cultura preta e periférica.

A ideia para a produção da série surgiu em meados de 2020, momento em que o coletivo viu-se na obrigação de repensar estratégias para continuar de pé em meio ao contexto pandêmico, ao mesmo tempo em que colaborava para o registro e legado no meio digital do movimento cultural preto e periférico e para a sobrevivência dos artistas independentes, que, de um dia para o outro, tinham perdido seu principal meio de subsistência.

“A série tem o objetivo de documentar, por meio da produção audiovisual, a história vivida dos bailes black na cidade de São Paulo, buscando recortar sua permanência e importância política na formação do pensamento e posicionamento de negras e negros, principalmente vindos das periferias. Para além de “contar histórias” do quão bons foram aqueles tempos, pretendemos mostrar o quanto a cultura permanece viva em bailes tradicionais pela região da Zona Sul, inclusive em formatos digitais, tocados e voltados para jovens”, afirma Camila Odara, uma das idealizadoras do projeto.

Vale destacar que cada episódio conta com convidados que protagonizaram a cena dos bailes black, desde seu surgimento até a atualidade, tais como: Leonardo Cordeiro (presidente e professor do coletivo Samba Rock Cultural), Mariana dos Santos (historiadora, diretora, produtora cultural e professora de samba rock no coletivo Eu Soul Samba Rock), Levi Souza – o “Poeta Fuzzil” (autor do livro Samba Rock Diverso, da Academia Periférica de Letras), Bete Aduke (líder comunitária, diretora social e professora de Samba Rock na empresa Samba Rock Nato), Osvaldo Pereira – o “Primeiro Dj do Brasil” (criador da orquestra invisível e pioneiro da discotecagem brasileira), Dinho Pereira (DJ e filho do Osvaldo Pereira), Tadeu Pereira (DJ e filho do Osvaldo Pereira), Rodrigo dos Santos – “Rodstyle” (multiartista, arte educador, DJ e fomentador da cultura Hip-Hop nas periferias da Zona Sul) e Donizeth Carneiro – DJ Caio (fundador do Bons Tempos Nostalgia Black, percussionista e discotecário).

Os episódios foram gravados no estúdio do Instituto Favela da Paz, Jardim Nakamura, zona sul da cidade de São Paulo. O instituto é formado por músicos, artistas independentes e articuladores culturais, e acolhe diversas iniciativas e coletivos periféricos.

O projeto conta com a produção de Camila Odara (membro do coletivo Bons Tempos Nostalgia Black, assistente de direção e edição), ao lado de Bárbara Alves (assistente de produção), Larissa Estevam (assistente de edição) e do Coletivo Olhares de Guiné (captação de imagem, som e edição). A websérie possui, ainda, o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI II), com o intuito de incentivar financeiramente coletivos periféricos da cidade de São Paulo.

Para quem quiser vivenciar e sentir na pele toda a nostalgia e ancestralidade de um baile repleto de trocas entre gerações, mantendo a cultura do Samba Rock viva, o próximo evento do coletivo será no dia 13 de novembro, entre 14h e 18h, no Bloco do Beco, localizado na altura do número 2, da Rua Bento Barroso Pereira, no Jardim Ibirapuera.

Além do baile com discotecagem, também terão aulas de samba rock e show ao vivo com a Banda Poesia Samba Soul – formada por Claudinho Miranda (vocais e violão), Fabio Bass (baixo elétrico), Pikeno (percussão), Paulinho Torres (bateria), Luiz Henrique (percussão) e Elem Fernandes (backing vocal) – que possui 32 anos de carreira, 6 CDs e 3 DVDs lançados, e trazem a mistura do groove, soul, samba rock e outras influências como jazz e black music. O melhor de tudo: totalmente gratuito! Saiba mais nas informações de serviço.

Serviço:

– Lançamento Websérie “Resistência Samba Rock”

Quando: 10 de novembro – quinta-feira (lançamento do primeiro episódio – ative o sininho do canal do Youtube para não perder os demais)

Onde: Canal do Youtube “Bons Tempos Nostalgia Black”

Quantidade de episódios: 5

Equipe: Camila Odara (@camila_odara), Barbara Alves (@barbaraslvs), Larissa Estevam (@estevxm), Coletivo Olhares de Guiné (@olharesdeguine) e Instituto Favela da Paz (@institutofaveladapaz).

Entrevistados: Leonardo Cordeiro (@oleocordeirosrc), Mariana dos Santos (@_maridossantos), Poeta Fuzzil (@poetafuzzil), Bete Aduke (@beteaduke), Osvaldo Pereira (@osvaldopereiradj), Dinho Pereira (@djdinhoppereira), Tadeu Pereira (não possui conta), Rodrigo Santos (@dancerodstyle) e Donizeth Carneiro – DJ Caio (@donizete.carneiro.10).

– Próximo Baile “Resistência Samba Rock”

Quando: domingo – 13/11/22, entre 14h e 18h

Local: Bloco do Beco

Endereço: Rua Bento Barroso Pereira, 2 – Jardim Ibirapuera, São Paulo/SP

Atrações: Aulas de Samba Rock com Mariana dos Santos(@_maridossantos) e Caio Rocha (@caio_rochas), discotecagem do Coletivo Bons Tempos Nostalgia Black e show com a “Banda Poesia Samba Soul” (@poesiasambasouloficial).

Por: Paloma Amorim

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade