Que o homem tem inteligência e potencial para criar grandes monumentos não temos dúvidas, estão aí as pirâmides que não nos deixam duvidar, porém além de grandiosas, algumas construções trazem soluções para grandes problemas.
Pois bem, você sabia que existe uma ponte navegável ?
Sim, existe!
Entre algumas temos a ponte de água Magdeburg, Inaugurada em Outubro de 2003.
Localizada em Madeburgo (Magdeburg), capital do Estado da Alta Saxônia na Alemanha, ela conecta os Canais Elba-Havel e Mittelland, permitindo que navios passem sobre o Rio Elba.
Com 918 metros, é o maior aqueduto navegável do mundo. A estrutura super resistente do aqueduto consumiu 24 mil toneladas de aço e 68 mil metros cúbicos de concreto.
A construção da conexão de água começou há bastante tempo, no início dos anos 1930, mas a 2ª Guerra Mundial, seguida da divisão da Alemanha, mantiveram a obra parada até 1997. O aqueduto custou meio milhão de euros e foi concluído e aberto para utilização em 2003. Hoje ele permite que embarcações de grande porte façam essa travessia ao longo dos portos do Rio Reno.
Os canais que a ponte conecta se encontram naturalmente perto da área onde hoje fica a ponte, mas a travessia era complicada. Era necessário fazer um desvio pelo Canal Mittlland, passando pelo elevador de barcos Rothensee até o Elba e, então, navegar pelo rio antes de entrar no Canal Elba-Havel pelo bloqueio de Niegripp. Além dessa baita volta, os níveis baixos do Elba frequentemente impediam embarcações muito carregadas de fazer a travessia. Além da ponte, um duplo bloqueio foi construído, permitindo que os navios desçam do nível da ponte para o nível dos canais abaixo.
Veja o vídeo abaixo:
Fontes:
http://gigantesdomundo.blogspot.com.br
http://viajadas.com.br