Realizada em São Paulo de 23 a 26 de agosto a Virada Sustentável completará as discussões travadas no Dia de Combate a Poluição (14/08) em diversos espaços públicos, acadêmicos e principalmente no terceiro setor, entre importes atores em defesa de um meio ambiente de qualidade e preservados de forma ideal para todas as formas de vida no Planeta Terra.
Organizada pela ViradaSustentável.ORG composta de profissionais de forma interdisciplinar, ela atua e trabalha tendo como principal fundamento orientador os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que tem como metas desde o combate e a eliminação da fome, até a construção de mecanismos de paz, de justiça e a eficácia das instituições públicas dos países.
A Virada Sustentável desde ano conta com atividades (todas gratuitas) nos bairros (inclusive nas periferias) estabelecendo uma espécie de circuito integrado de reflexões socioambientais. Conta com exposições, rodas de conversas com profissionais e atuantes em causas ou atividades ambientais, visitas técnicas a espaços de reciclagem, oficinas abertas ao público (inclusive para se construir hortas urbanas), jogos pedagógicos e colaborativos (com uma especial programação para as crianças), e shows de artistas reconhecidos internacionalmente, destaque para a talentosíssima Elza Soares que se apresentará no Parque do Ibirapuera.
A Virada é realizada através de um projeto com o apoio do PROAC (lei 12.268/2006) um programa de ação cultural com uma legislação própria, prevendo nesta política pública o financiamento e a contemplação de projetos que amplie a diversidade da produção de bens culturais para a sociedade. E neste aspecto, promoverá através da deste apoio à Virada Sustentável uma oportunidade para fortalecer a construção cultural de uma consciência socioambiental, que somente poderá ser consolidada através da nossa disposição de abrir a nossa mente para compreendermos a necessidade urgente de alterarmos nosso comportamento na relação com o uso dos recursos naturais e o nível de produção individual e coletivo de resíduos e rejeitos.
Certamente passar um final de semana tratando o tema sustentabilidade num dos maiores e mais poluente município do Brasil é uma rica oportunidade rumo á revisão de nosso comportamento. Participe, leve a família, convide amigos e amigas e de forma coletiva e participativa poderemos perceber que, ter um comportamento sustentável é possível, é mais suave do que se imagina e isto tem uma amplitude de ganhos globais para a vida no Planeta Terra.
Acesse e conheça:
https://www.youtube.com/user/ViradaSustentavel
https://www.viradasustentavel.org.br/conteudos/novidades-sao-paulo.html
https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/
Imagens: web
https://www.viradasustentavel.org.br/sao-paulo/virada-sustentavel-sao-paulo-2018/edital.html
Uma resposta
Por absoluta negligência não participei de nenhuma das edições da Virada Sustentável, mas a questão ambiental a muito é motivo de grande preocupação e estudo. Teve um grande impacto quando no final dos anos 70 eu iniciei o curso de agronomia, foi lançado o “Manifesto Ecológico Brasileiro” por José Lutzenberger, uma publicação precursora que praticamente desencadeou o debate ambiental no Brasil.
Enquanto aguardamos pacientemente a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos que patina desde 2010, como cidadãos devemos pelo menos nos preocupar em atender ao conceito dos 5 R’s começando de cara a reduzir o volume diário de lixo extremamente alto e insano que produzimos.
Que as ações de educação ambiental se intensifiquem massivamente nas escolas, nas ruas, no cotidiano da sociedade como forma de conscientização e alerta para o abismo que estamos rumando antes que não seja mais possível retroceder.
Parabéns pelo trabalho.