Ao falar do uso de bicicletas na baixada, mas especificando, em São João de Meriti, devemos lembrar da construção de uma ciclovia, o lugar está sendo planejado aos poucos para o crescimento do uso de bicicletas mas as ruas ainda precisam de um grande ajuste.
Devemos lembrar também da cultura que é passada sobre as bicicletas, como exemplos :” não foram feitas para longa distância”, “não é um transporte para pistas agitadas”, “andar de bicicleta é coisa de pobre”.
Construir essa visão fecha o campo da informação, ou seja, motoristas não conhecem ou não respeitam as leis que os ciclistas tem de andar nas pistas como qualquer outro transporte.
Uma outra consequência é ter famílias que não deixam os filhos terem bicicletas por medo de acidentes ou não deixar o filho passar do bairro onde mora.
Para quebrar essa visão o Projeto Inclusão (projeto sem ligação governamental, situado em São João de Meriti – bairro Éden)
propõe para o bairro um projeto para impulsionar o uso de bicicletas e espalhar informação, por meio de rodas de conversas, oficinas para aprender a consertar bicicletas e turismo pela cidade com bicicletas, essa idéia do turismo foi proposta pelo Carlos da Bike, ativista e integrante do Pedala Queimados no Rio de Janeiro, o Pedala Queimados tem como objetivo a transformação social por meio da bicicleta.
O projeto das bicicletas está proposto para começar em 2020. Agora queremos saber se você anda de bike. lembre-se que são econômicas, saudáveis, ocupam pouco espaço na pista. Há uma infinidade de propostas para usá-las e impulsionar o uso.
Roda de conversa no Projeto Inclusão sobre “Mobilidade Urbana e uso de bicicletas na baixada”.
Carlos da Bike, ativista e integrante do Pedala Queimados.
Respostas de 2
Ótimo texto! Orgulho de conhecer esse pessoal poderoso da BF!
Obrigado, Beatriz Carvalho. Continue nos acompanhando. Boas Festas!