» Post

Uma noite pela Democracia na Politica

 

 

 

O Salão da Bienal recebeu o evento “Um pacto pela Democracia”, promovido por mais de 60 organizações de várias linhas políticas como: Ethos, Alana, Sou da Paz, Igarapé, além dos projetos que buscam renovação política como Agora!, RenovaBR, Brasil 21, Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), Bancada Ativista, Frente Favela Brasil e Nova Democracia, REDE, PSDB, PSB, PT, PSOL, GELEDES ( Instituto da Mulher Negra) e sociedade civil assinam o documento “Pacto Pela Democracia”.

“Documento defendido por uma coalizão de movimentos pede pluralismo e tolerância na política” – Folha de SP.

A ideia principal foi um pacto pela Democracia que uniu, em uma mesma noite, o PSOL na fala sempre contundente da vereadora Sâmia Bomfim, Eduardo Suplicy, um petista histórico, o GELEDES na figura da simpática Maria. Novas candidaturas também tiveram espaço, entre elas do Anderson Quack e Gizza, do Frente Favela Brasil, juntamente com Grupo Ethos, Agora, Acredito, Rede e muitas outras legendas, partidos e projetos que juntos pediram um Brasil diferente.

Nicole, da Transparência Brasil, acredita que um dos caminhos de renovação é o político estar comprometido com a Democracia. 

Foi aplaudido o momento em que anunciou-se que os partidos são obrigados a abrirem suas contas de campanha. A grande pergunta é como na prática se dará esta junção de pensamentos sempre antagônicos em busca de um projeto plural, democrático e com participação de todos e todas.

Como serão somados essas forças a fim de diminuir o abismo social do país.

Que haja um compromisso de agenda real para defesa dos mais vulneráveis e uma democracia participativa.

Pensar um país que esquerda e direita, brancos e negros possam coexistir, produzindo juntos é tão grandioso quanto os 12 Trabalhos de Hércules.

A plateia não foi indiferente a pluralidade. Dividiram espaço Marcelo Cavanha (ativista) Mafoane Odara, do Instituto Avon e negra, os integrantes do Grupo Acredita, Agora e até Neca Setubal.

Reafirmar o diálogo e a tolerância com pluralismo e práticas democráticas e, principalmente, que chegue nas pontas – o povo participando e tendo voz.

Como disse Maria, do Geledes, o pacto precisa possibilitar dar voz a mulher negra.

Jorge Abrão, do Nova SP, disse que hoje um voto consciente em deputado e senador e tão ou mais importante que a candidatura presidencial. E que um congresso que só tem visão individualista e não pensa no povo, não serve. Isso ajudará o país ser mais igual e menos preconceituoso.

Já Verusca, do PSB, lembrou que vale a pena insistir na democracia e que se deve resistir agora para diminuir os retrocessos.

A vereadora Samia Bomfim, do PSOL, com sua fala sempre contundente e propositiva, destacou a importância de vocalizar os mais necessitados e quem não tem voz.

Carlos Bezerra Jr, presidente do Conselho de Direitos Humanos, disse que os ecos das vozes de 2013 ainda permanecem no Brasil e que este evento é um espaço de reafirmação do diálogo para que as narrativas, hoje autoritárias sejam postas de lado com eleições limpas e transparentes. E por fim, que se tenha um compromisso dos eleitos com a reforma política.

A pauta da reforma política foi muito repetida, assim como a questão de responsabilidades sociais, que Lula seja livre, visibilidade e que intervenção militar não é solução.

Mas houve também espaço para quem defendesse liberdade econômica e progresso financeiro.

Para além das dificuldades do momento, foi muito festejado o fato de existir mudanças acontecendo e que este evento é um sinalizador da capacidade de lutar, criar e mudar do povo brasileiro.

Uma coisa é certeza:  se a prática repetir a teoria, pelo menos no que toca o evento da Bienal, o Brasil terá um processo político pautado por valores democráticos e com responsabilidade social.

Na íntegra o evento e o video manifesto, no Facebook. Aqui: https://web.facebook.com/pactopelademocracia/videos/399343517211858/?comment_id=399976713815205&notif_id=1529005138253710&notif_t=video_comment

FOTOS: Alícia Peres e Anderson Moraes

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade