Este final de semana temos as últimas apresentações do espetáculo “Um Muriqui Aqui” e ” Um Muriqui Acolá” (Cia. Um Brasil), no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana/SP. A colunista do JE, Natália Leles, esteve lá para acompanhar a peça que traz diversão, conscientização e cultura. Ou nas palavras da Natália: “Com estas montagens, a Cia. Um Brasil pretende valorizar a diversidade, a pluralidade das culturas viventes às margens do Rio Mono-Capivari, localizado no extremo Sul de São Paulo, último manancial de água limpa da capital, onde sobrevivem, com parcos recursos naturais, as aldeias indígenas Tenondé Porã e Krukutu.”
Com a palavra o diretor e autor da obra, Max Mu!
“O Muriqui, também conhecido como Mono-Carvoeiro, representa essa região em nossas peças. Ameaçado de extinção, o Muriqui, assim como as águas que vem sendo poluídas e as culturas tradicionais, está sendo sufocado por uma espécie de progresso cujo resultado é o extermínio. Através do personagem Luâe (Carolina Mota), uma menina negra e rica, e o triste Muriqui (Rodrigo Caldeira), cuja relação começa com uma bandeira do Brasil perdida…“
Fotos: Natália Leles.
texto: Natália Leles e Anderson Moraes
SINOPSE
Luaê é uma menina negra rica, que desconhece o mundo. Seu maior sonho é conhecer a vida e ter um amigo. Um dia encontra o Muriqui, um macaco em extinção da Mata Atlântica, que por não saber quem é e nem de onde veio não sabe o que pode fazer. Uma em busca da liberdade, e o outro da sua identidade, desenvolvem AMIZADE E FIDELIDADE em uma aventura que começam disputando uma bandeira de futebol da Copa do Mundo e acaba na missão de salvar a as florestas do Brasil como a Amazônia. Cada um conhecendo um pouco melhor a si mesmo.
O Brasil como o Muriqui ainda desconhece quem é.
A ausência de uma identidade nacional e a crença de que uma visão unilateral nesse conjunto é a realidade de todos, nos desorganiza e nos desestabiliza como sociedade. Tal qual o Muriqui precisamos saber quem somos para saber do que somos capazes e aonde podemos ir. E podemos descobrir isso nos divertindo.
Essa peça é o início de uma pentalogia (cinco peças), desenvolvida a partir de uma pesquisa etnográfica sobre os cinco elementos da natureza. Os cinco elementos serão representados matematicamente nos cenários a partir das formas geométricas dos sólidos platônicos. Podemos aprender sobre o universo dando muita risada em “Um Muriqui Aqui”. Essa peça representa o elemento TERRA.
Teatro Alfredo Mesquita
Avenida Santos Dumont, 1770 Santana
São Paulo, SP
Compra de ingreço click aqui e aqui!
Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!