» Post

O livro “Transradioativa” é uma coletânea de crônicas sobre negritude e transexualidade escritas durante a luta contra o câncer. De autoria da cantora e atriz gaúcha Valéria Barcellos. A voz de Valéria Barcellos precede seu nome há quase 30 anos, quando iniciou sua relação com a música no interior do Rio Grande do Sul. Já adulta e morando na capital, Porto Alegre, Valéria despontou  no cenário da MPB e ganhou o Brasil. Porém, antes de tudo isso, Valéria é mulher. Valéria é mulher trans. É mulher trans negra.

Seu talento transcende outras outras artes, como o teatro e a escrita. E nas letras ela encontrou forças a partir da descoberta de um câncer em meados de 2019. Mesmo acostumada com o racismo e transfobia recorrentes no dia-a-dia, Valéria decidiu registrar em textos seus pensamentos e vivências sobre a luta contra a doença, sobre a resistência da população LGBTTQI+ em um país que tristemente dá a volta à direita e sobre o epistemicídio da população negra.

“Transradioativa” Editora Arole Cultural, será lançado dia 20/11 em comemoração ao Mês da Consciência Negra. A coletânea é dividida em cinco grandes capítulos. Sendo primeiro, “Meu nome é Valéria”, é um guia para as relações trans-familiares, como um manual sobre reconhecimento e respeito da identidade das pessoas trans frente à família. O segundo “Transradioativa” traz o relato do dia-a-dia no processo de cura sobre o câncer, memórias,o processo e a esperança em seguir em frente. 

No terceiro capítulo, “#ValériaLêPraMim”, a autora traz luz à uma série de tópicos sensíveis como o racismo, a misoginia e a transfobia dos dias atuais; em “Transgressão ou Trans Agressão”, a artista-multimídia discute o conceito de corpos parlamentares e como a interseccionalidade de raça, gênero e orientação sexual se faz presente nas relações humanas de toda a sociedade racial no Brasil; no quinto e último capítulo, “Rituais Virtuais”, a artista nos presenteia com uma performance multi-plataforma, para ser lida em livro e assistida em vídeo através do QR-Code disponível na obra.

O livro este belo prefácio de Jean Willys,  sobre seu primeiro encontro com Valéria: “apesar de aplaudida de pé, ela interpelava os olhares como se dissesse ´as aparências não me enganam não!´. Valéria sabia o quanto de racismo, homofobia e transfobia havia superado para estar ali, como uma estrela. Sabia o quanto de racismo, homofobia e transfobia ainda perdurava em muitas daquelas pessoas, mesmo que elas não tivessem consciência disso. E sabia que a guerra não estava ganha. Nunca está!”

O pré-lançamento do livro, em 30/10, acontece no encerramento do Festival Porto Alegre em Cena e o início da tradicional Feira do Livro de Porto Alegre, este ano em versão online. De 30/10 a 20/11, Valéria receberá artistas e convidados especiais em lives semanais para leitura e discussão de trechos do livro.

Saiba mais:

Valéria Barcellos despontou no cenário musical como uma das precursoras do movimento MPBTRANS, mas desde os 6 anos de idade tem contato com música e arte. É cantora, atriz e multiartista, viajando o Brasil e o mundo levando seu talento por onde passa. É mulher trans negra, detentora da maior honraria dada a mulheres no estado do Rio Grande do Sul o troféu “Mulher Cidadã”. Valéria é a vontade humana de dar vez e voz às mulheres pretas e trans. Uma mulher que quer tudo ao mesmo tempo; uma mulher que é tudo que quiser.

Sobre a Arole Cultural

A editora foi fundada em 2015 por Diego do Oxóssi, com objetivo de traduzir a cultura dos Orixás de forma objetiva e fácil para o leitor leigo ou para aquele que já tenha algum interesse pelo assunto “Arole significa ´o herdeiro´ em idioma iorubá – aquele que carrega uma tradição. Essa é a missão dos nossos títulos e da marca: quebrar tabus e estigmas, desmistificar e desconstruir preconceitos sobre as religiões de matriz africana através da literatura”, explica o fundador e escritor.

Livro: TRANSRADIOATIVA: você me conhece porque tem medo ou tem medo porque me conhece?

Preço de capa: R$ 39,50

Pré-venda: de 30/10 a 20/11 em www.arolecultural.com.br/transradioativa

Lançamento: 20/11, em comemoração ao Mês da Consciência Negra – disponível nas melhores livrarias do país.

imprensa@arolecultural.com.br | (11) 93030-7820 | www.arolecultural.com.br

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade