afzh-CNenfrptes
×
Logo SimpleAds

» Post

Sintratel realiza debate sobre racismo institucional e seus efeitos na sociedade brasileira

Em razão ao mês da consciência negra o sindicato dos trabalhadores em telemarketing (Sintratel) realizou no último dia 8 de novembro, o 1° Encontro Para a Análise e percepção sobre a secularidade do Racismo institucional e o seus efeitos na Sociedade Brasileira. A proposta do evento era dialogar com os colaboradores afrodescendentes a fim de expandir o debate racial dentro das empresas de telecomunicação, visando estabelecer um ambiente de desenvolvimento intelectual e  antirracista.

Para mediar o debate a Sintratel convocou nomes de grande relevância para a militância negra, dentre eles podemos citar Done​ Oyacy líder do quilombo de Araras, o Procurador de justiça da justiça Nadir de Campos, o Professor da Unesp Juarez Xavier e o Diretor do Esport Club Corinthians André Luiz.​ Compartilhando suas histórias e vivências os convidados intimaram os presentes a se desenvolverem enquanto potências negras.

Em entrevista ao jornal empoderado os convidados apresentaram suas opiniões sobre o evento e o papel do negro dentro do mercado de trabalho, o professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) Juarez Xavier destacou a importância de promover diálogos neste nível “É necessário fazer debates como este em especial no universo de trabalho, o trabalho é o que distingue a questão racial no Brasil, é uma população que passou por longos períodos de escravidão, durante muito tempo foi a única que trabalhou e depois foi segregada no mercado de trabalho. Fazer esse debate no universo do trabalho é importante, no universo sindical é importante, é compreender que o avanço dos trabalhadores em geral vai se dá com o avanço do trabalhador negro, então o debate é importante por isso”.

Para além de questões trabalhistas Doné Oyacy destacou a importância de se manter conectado a si mesmo e entrar em comunhão com suas vozes ancestrais, desta forma tornar sua sobrevivência algo viável.

O Diretor do Esporte Club Corinthians André Luiz, também conhecido como André Negão, ao ser questionado sobre ocupar um cargo maioritariamente branco ele afirma que “historicamente a gente não vê negros em cargos de direção, principalmente num clube igual o Corinthians, então o cargo que eu cheguei hoje, para mim é um privilégio, e de lá eu estou tentando desenvolver algumas coisas para poder inserir os negros nesse mundo”.

Não poderia faltar as considerações de um dos organizadores, Valmira Luzia diretora do Sintratel afirmou “ Esse setor tem a presença maciça afrodescendentes em especial de mulheres jovens, ele é importante porque trata a problemática do racismo enquanto ferramenta de redução de salários de condições de trabalho e de opressão, Ele é importante como meio de luta e resistência para os trabalhadores”. Paulo complementou informando que o evento foi idealizado após o sucesso de um evento voltado para lgbts no mês de julho, e por que não incluir outras minorias?  “O Sintratel luta pelas políticas e melhorias no trabalho em prol da  categoria.”

A cerimônia ocorreu em parceria com o Sindicato dos Padeiros de São Paulo, que cedeu o local. Para finalizar a cerimônia foi oferecido um coquetel onde foram servidas entradas e café artesanal. Contando também com o comércio de livros com temas culturais e música para todos dançarem e se divertirem.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
publicidade
publicidade