Pesquisar
Close this search box.

» Post

Shaquem Griffin – Uma história de superação!

 

Sou um grande fã de futebol americano, acompanho desde o campeonato universitário até os grandes jogos da NFL e no dia 21 de junho de 2018, no Barclays Center no Brooklyn (Nova York) aconteceu o Draft para essa temporada (2018), e no 5° Round, a 141° escolha foi do Seattle Seahawks.

A escolha foi um Linebacker da Universidade Central da Florida (UCF), até ai nada fora do comum a não ser o fato desse Linebacker ser Shaquem Griffin de 23 anos um jogador amputado. Vou contar um pouco dessa sensacional história.

Shaquem Griffin, no dia do Draft.
Shaquem Griffin, com o uniforme do Seattle Seahawks.

No dia 20 de Julho de 1995 nasceram Shaquem Griffin e Shaquill Griffin, filhos de Tangie Griffin e Terry Griffin, Apresar de gêmeos Shaquem nasceu com Síndrome da Banda Amniótica, uma doença que acontece durante a gestação e atrapalha o desenvolvimento de partes do feto. No caso de Shaquem, sua mão esquerda foi afetada e não se desenvolveu corretamente.

Os irmãos Griffin em atuação pelos Seahawks.
Shaquill e Shaquem Griffin, no centro de treinamento dos Seahawks.
Irmãos Griffin no dia de sua formatura universitaria
Shaquem Griffin em premiação na universidade.

A AMPUTAÇÃO

Aos 4 anos, a mãe o encontrou tentando cortar a mão esquerda com uma faca de cozinha por conta das fortes dores que tinha e, no dia seguinte, os pais agendaram uma amputação.

O APOIO DO PAI

Como é normal nos Estados Unidos, os irmãos começaram a praticar esportes desde muito cedo, porém devido a não ter a mão esquerda Shaquem não conseguia fazer as mesmas atividades que seu irmão.

Para ajuda-lo seu pai Terry começou a desenvolver alguns aparelhos adaptados para que ele conseguisse alcançar os mesmo resultados que o irmão, e o objetivo foi alcançado, mesmo tendo a musculatura do antebraço esquerdo atrofiada, devido a não ter a mão esquerda, Shaquem conseguiu se desenvolver o suficiente para conseguir destaque em seus anos na high school. Todos os exercícios antes eram testados pelo pai que os fazia apenas com uma mão.

  • Se eu consigo fazer com uma mão só, você pode fazer sem uma mão – Dizia Terry(Pai) ao filho, e relatada em entrevista à ESPN Americana.

A ATITUDE DO IRMÃO

Na época de colégio ambos os irmãos conseguiram destaque o suficiente para chamar a atenção de várias universidades pelo pais, porém devido a deficiência fez com que muitas ofertas chegassem apenas para o seu irmão Shaquill, então foi nesse momento que Shaquill mostrou o grande irmão que é, e como sua relação com o irmão é importante, para ajudar o irmão ele fez uma exigência para todas as universidades que demostraram interesse por ele, só jogaria por uma universidade que fizesse proposta pelo seu irmão também.Com isso Shaquill abriu mão de alguns dos melhores programas de futebol americano universitário do país, como Florida State, Florida e Clemson, para jogar por UCF.

“Isso é sobre a relação com o meu irmão, essa ligação, que custou a ele a mão esquerda, é muito mais importante do que qualquer bolsa estudantil do país “-  afirmou Shaquill à ESPN Americana

Durante quatro temporadas os irmãos jogaram juntos pelos Knights. Durante os primeiros anos enquanto via seu irmão brilhar Shaquem teve dificuldades em se adaptar até 2016 quando decidiu mudar de posição (era cornerback e virou linebacker) e começou a conquistar seu espaço no time.

O TALENTOSO ATLETA

Porém não foi apenas pela sua linda história de superação que Shaquem chamou a atenção no draft, o camisa 18 dos UCF Knights se mostrou uma excelente linebacker, nas duas temporadas em que jogou na posição foram 166 tackles, 18,5 sacks e duas interceptações.

 

Shaquem Griffin em atuação pela UCF.
Shaquem Griffin em atuação pela UCF.
Shaquem Griffin em atuação pela UCF.

Apesar de seu desempenho, foram muitos os questionamentos sobra a capacidade dele de jogar em alto nível sem a mão esquerda.

Tanto que o convite para o Combine (evento em que os jogadores elegíveis para os draft mostram suas capacidades físicas aos olheiros dos times da NFL) só veio semanas antes do evento.

Já no combine, Shaquem tratou de apagar qualquer questionamento e teve desempenho espetacular para um jogador em sua posição. Com 103 kg correu 40 jardas (36,5 Mts) em 4.38 segundo o melhor tempo de um linebacker desde 2003, fazendo uma leve comparação Usain Bolt tem o recorde dos 100 Mts correndo em 9.58 segundos, e ainda vale lembrar que Bolt pessa 86 kg e Shaquem pesa 103 kg.

Além disso Shaquem fez 20 repetições no supino usando uma prótese no lugar da mão esquerda.

 

Shaquem Griffin no Combine, ele fez 20 repetições no supino com uma prótese para a mão.
Shaquem Griffin no Combine.
Shaquem Griffin no Combine, atleta correu 40 jardas( 36,57 Mts) em 4.58 Segundos.
Shaquem Griffin no Combine.

Dificilmente Shaquem Griffin será um titular no Seattle Seahawks em sua posição, as estatísticas mostram que ele perde mais tackles do que um jogador que tem as duas mãos, mas deve contribuir mais no time de especialistas e entrar na rotação dos linebackers.

Mais ainda assim sua história serve de inspiração para todos, pois ele sonhou em ser um jogador da NFL e foi atrás do seu objetivo, contando com o apoio do seu pai e de seu irmão, mostrando que a relação que eles tem é muito mais forte do que tudo até mesmo que o sonho de jogar na NFL.

A história de Shaquem Griffin nos serve também de lição. Muitas vezes desistimos ou fraquejamos ao sinal da primeira dificuldade ou quando alguma coisa não sai da maneira que queremos. O exemplo desse atleta nos mostra que nunca devemos desistir  nem nos abater com as adversidades.

Como grande fã de futebol americano desejo toda a sorte para NFL e que sua carreira na NFL seja longa e vitoriosa.

Seguem abaixo alguns links para vídeos de Shaquem em ação

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade