Aconteceu sexta-feira (25/10), no auditório Vladimir Herzog, no Sindicato dos Jornalistas no centro de São Paulo. Ano passado o sindicato fez uma linda homenagem ao jornalista, abolicionista e advogado Luis Gama. E agora recebeu o movimento negro para o Seminário de Construção da 16º Marcha da Consciência Negra.
A mesa foi coordenada por: Rosa Anacleto, da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), Simone Nascimento, do Movimento Negro Unificado (MNU) e Sandra Mariano, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).
O Seminário teve como objetivo debater os diversos desafios do momento como: luta antirracista, visibilidade valorização da população negra, o pacote anti crime, do Juiz Moro em um Brasil que hoje é governado por políticos de extrema direita.
Foi apresentado o selo “#NovembroNegro – Mês da Consciência Negra” que ainda está em construção assim como o manifesto que será levado à Marcha, em novembro.
O evento foi aberto ao público e contou com quase cem pessoas no auditório, em um sexta-feira.
Membros das entidades ligadas ao movimento negro, estudantil e da sociedade civil puderam se pronunciar e colaborar para o seminário. E como forma de ter os partidos politicos como parte dessa elaboração e estruturação da Marcha estiveram presentes o Vereador Paulo Reis (PT), a Deputada Estadual Erica Malunguinho (PSOL) e o Deputado Federal Orlando Silva (PCdoB), todos com plataformas em prol do povo negro (a).
“Nós podemos! Nós merecemos! Não e de graça é direito, tem que reparar sim. A Necropolitica em exercício tem que se estancada; O Racismo , o Renocídio de negros e negras, expropriação cultural, vulnerabilidade, amordaça do direito de expressão, modelitos do obscurantismo da ideologia capitalista, fascista e racista… Tudo isso é pauta. 16° Marcha da Consciência Negra- Seminário de Construção.” – Flavia Costa (Unegro)
Veja o evento completo no vídeo abaixo!
https://www.facebook.com/marchadaconsciencianegra/videos/543805103117221?sfns=mo
Fotos do evento: