Melanina para a ciência é a proteína que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Para os negros, ela representa uma identidade e representatividade ímpares da raça.
A oralidade é marca registrada da comunicação dos negros, desde a ancestralidade. Há séculos, os griôs – contadores de história, guardiões da palavra – reuniam pessoas, na África, para transmitir cultura, contar histórias ou até mesmo ensinar músicas. Por isso, nada mais natural do que um podcast com personalidades negras, contando suas vivências e trocando experiências de maneira informal.
A diversidade e a inclusão são pautas de inúmeras discussões necessárias para o Brasil e para o mundo como agentes transformadores da sociedade. Mas para isso é preciso ouvir e conhecer histórias dessas pessoas e essa é a missão do Santa Melanina.
Ao longo de um ano, o Santa Melanina já coleciona entrevistas com grandes referências como: Rodrigo França; Teresa Cristina; Aline Chermoula; Margareth Menezes; Preto Zezé; Ana Minuto; Hélio de Lã Pena; Benedita da Silva; Silvio Humberto; Deise Benedito; Adriana Vasconcelos; Leci Brandão; Licinio Januário; Monica Santana, Dona Jacira, entre outros nomes.
O programa nasceu da necessidade de ouvir a opinião de pessoas negras, além de abordar temas que afetem diretamente esta comunidade. São pouquíssimos os veículos de comunicação no Brasil que abrem espaços para falar de assuntos que interessam aos afrodescendentes. Nos Estados Unidos, são inúmeros os jornais, revistas e canais de televisão dirigidos para negros e por negros.
“A cada entrevista que faço me sinto mais potente e acredito que os ouvintes do programa, também. Escutar Benedita da Silva contar da sua infância, de todas as dificuldades que enfrentou, foi emocionante. Durante a entrevista que fiz com Teresa Cristina ela cantou e falou da importância de Candeia para Música Popular Brasileira e para a sua vida. O Santa Melanina Podcast é um lugar de troca, inspiração e muito aprendizado e aberto a todos”, arremata Silvana.
O Santa Melanina vai ao ar quinzenalmente, às quintas-feiras, e está disponível em todas as plataformas de streaming. https://www.spreaker.com/show/santa-melanina