» Post

Saída de Rogério Ceni escancara problemas no São Paulo e instabilidade de treinadores

A saída de Rogério Ceni nesta semana do São Paulo não apenas marcou como ruim o início do ex-goleiro como treinador, como deixou claro a instabilidade da atual diretoria tricolor, que vende peças importantes e deixa o atual elenco carente em muitas posições. Agora o desafio foi passado para Dorival Júnior, anunciado nesta quarta-feira (5) para comandar o clube paulista.

Desde o tricampeonato do Brasileirão com Muricy Ramalho, entre os anos de 2006 e 2009, o tricolor paulista troca pelo menos uma vez de técnico na temporada, proporcionando uma quebra de sequência dos profissionais e se reinventando todas as vezes que um novo comandante chega ao clube.

Confira as estatísticas:

2006 – 2009: Muricy Ramalho
2009: Milton Cruz
2009 – 2010: Ricardo Gomes
2010: Milton Cruz
2010: Sérgio Baresi
2010 – 2011: Paulo César Carpegiani
2011: Milton Cruz
2011: Adílson Batista
2011: Milton Cruz
2001 – 2012: Emerson Leão
2012: Milton Cruz
2012 – 2013: Ney Franco
2013: Milton Cruz
2013: Paulo Autuori
2013 – 2015: Muricy Ramalho
2015: Milton Cruz
2015: Juan Carlos Osorio
2015: Doriva
2015: Milton Cruz
2016: Edgardo Bauza
2016: André Jardine*
2016: Ricardo Gomes
2016: Pintado
2017: Rogério Ceni
2017: Dorival Júnior

* Neste momento, André Jardine passou a ser o técnico interino do São Paulo, após a saída de Milton Cruz, em 2016. Enquanto estava no clube, Cruz comandou o tricolor em pelo menos uma partida como treinador interino no período de transição entre um treinador e outro.

Jogadores

No mesmo caminho das mudanças técnicas, o São Paulo comprou e vendeu bastante jogadores, muitos deles peças importantes para manter um elenco competitivo. Em 2017, por exemplo, o tricolor vendeu Luiz Araújo, titular absoluto no campo ofensivo, além dos meias Thiago Mendes e João Schmidt, os zagueiros Maicon e Lyanco e deve receber propostas para Rodrigo Caio e Cueva.

Em contrapartida, o clube trouxe recentemente Chavéz, o meia Petros, o zagueiro Breno e emprestou jogadores como os laterais Reinaldo (para a Chape), Carlinhos (para o Inter) e o meia Wellington (para o Vasco), na tentativa (pelo menos ao ver do torcedor) de “inchar” os cofres do clube.

Diretoria

O que ficou evidente neste período foram as brigas internas da diretoria, que de tão polêmicas que foram, a imprensa começou a soltar alguns fatos. Dentre eles, os casos de corrupção no mandato de Carlos Miguel Aidar e esquemas para a contratação de reforços pontuais. Além disso, o Morumbi, que deveria ser a grande fortaleza para vitórias do clube, no momento não é mais a referência para o time da capital.

Títulos

Os resultados de todos esses problemas foram os títulos que não aconteceram. Desde o tricampeonato brasileiro (2006, 2007 e 2008), o São Paulo subiu ao lugar mais alto do pódio apenas em 2012, quando venceu a Copa Sul-Americana. Desde então brigou no meio da tabela do torneio nacional e não avançou para as finais da Taça Libertadores ou Copa do Brasil, por exemplo.

Para se ter uma noção destes problemas, a equipe não conquista o Campeonato Paulista desde 2005 e foi derrotado na Recopa Sul-Americana de 2013 contra o Corinthians.

Futuro

Por enquanto, o time do São Paulo é uma incógnita. Não vai bem no Brasileiro, foi eliminado da Sul-Americana e Copa do Brasil, e tem o seu foco apenas no campeonato nacional. Com isso, Dorival Junior precisará ganhar a torcida e os dirigentes para remontar um time competitivo. A janela de transferência de julho pode ser um alívio para o clube, ou se tornar mais um pesadelo com a saída de mais atletas importantes. É pagar para ver.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade