Representatividade, empoderamento, identidade e luta pela causa negra foram temas no Conversa com Bial dessa semana.
Pedro Bial trouxe um debate sobre a luta das mulheres negras em vários cenários.
Estiveram presentes mulheres notáveis, como foram citadas, a Karol Conka que falou sobre suas referências, a ex-consulesa da França Alexandra Loras que debateu sobre o preconceito no Brasil, Yasmin Tainá cineatra, Eliane Dias produtora do Racionais e MC Soffia.
Alexandra Loras abordou entre vários temas, o racismo no Brasil, a posição do negro na sociedade que vai além da arte, cultura e esporte, ressaltando a necessidade de mostrar o potencial e representatividade em diversos postos, com isso está desenvolvendo o projeto Protagonismo.com (estilo Linkedin), uma plataforma com perfis profissionais exclusivamente composta de negros, visto que foi questionada por várias vezes a falta desses profissionais capacitados.
Yasmin Tainá, cineatra e aluna cotista da PUC-Rio, falou sobre a demanda que existe em relação a representatividade dos negros no setor áudio visual e de forma independente criou um blogue para mapear nomes envolvidos na área e reunir conteúdos de forma que os mesmos fiquem disponíveis. AFROFLIX é o nome do projeto que traz qualquer conteúdo áudio visual, seja ele filme, série, clipe… Desde que tenha pelo menos um representante negro produzindo, dirigindo ou protagonizando.
Eliane Dias, militante, produtora do Racionais, coordenadora do SOS racismo entre outros trabalhos, falou sobre negras da periferia, empoderamento de meninas, inclusão, feminismo…
O programa fechou com chave de ouro trazendo a MC Soffia que deu um show de charme e acima de tudo consciência.
Veja a entrevista na íntegra AQUI através do página da globo.com
Resposta de 0
Parabéns pela ousadia,e autoestima!