Normalmente eu não me dirijo aos nossos leitores que deixam de ler uma matéria ou aquele pessoal que ainda não curtiu a página. Porém, hoje iremos nos dirigir a quem não foi no nosso evento: Vozes Negras – Mundo Nerd: Representatividade e Autoestima Negra.
Até o final deste texto entenderão por que a tarde do último sábado, dia 16/12, no Barão de Itararé, na região central de São Paulo, foi palco de um momento único na cena Nerd. Peço que se atentem o por que desta prosa.
Foram feitas duas transmissões (pelas páginas), ao vivo, sendo uma através dos Jornalistas Livres e outra pela página do Empoderado. Confesso que nunca fizemos “Live” e não sabíamos qual retorno teríamos.
Sendo assim criamos metas modestas. Pensamos um número próximo de 30 visualizações no JE levando em consideração sua página de 6.000 curtidas. Se chegássemos a umas 150 visualizações, no Jornalistas Livres, já estaríamos muito feliz, dados sua página com mais de 900.000 curtidas. Por ora paremos por aqui e voltaremos a falar dos números em breve.
Falemos da composição da mesa que foi composta por feras do Mundo Nerd, no Brasil. Duvida? Acompanhe um resumo do papo que durou mais de duas horas (e se deixasse estaríamos até agora, dado o clima fraterno e animado).
Sirlene Barbosa e o João Pinheiro (desenharam a HQ da Carolina de Jesus). João inteligente e com falas pontuais e bem postas. Sirlene? Um furacão. No pior sentindo da palavra para quem espera uma mulher servil. Ao contrário, ela é fruto da transformação que só o estudo proporciona. Quando ela se aceitou e entendeu seu papel no jogo, ela disse: vem, mas se prepara por que sei do que falo e você? Uma show woman.
Régis Rocha (Hq: Herói – O menino mais poderoso do Mundo!). Em suma? O cara é um profissional mega competente e consciente do meio que vive. Merece e deve ser lido e ouvido.
Load (YouTuber). Este é o típico cara que deu certo, porque teve oportunidade. A sua construção de ver a “Piada Mortal”, como analogia para meninos da periferia é para aplaudir de pé. Quando esse mano(no sentido de irmão mesmo) fala, percebesse uma atenção diferente dos que estão ao seu redor. Da mistura da sua vivência da zona leste, onde se formou para vida, e do que aprendeu no mundo nerd, mais seus conhecimentos como editor de vídeo, nasce o mix que dá o caldo do seu canal genial no YouTube: Black Pipe.
Alex Mir (Orixás, HQ). Acompanhado de sua linda família, Alex, veio mostrar como fez para transpor a mitologia dos Orixás para os quadrinhos de forma magistral e educativa. Se o Thor é mitologia, se Shiva é mitologia, Alex ensina que Ogum assim como outros personagens na sua história e na africana é mitologia de alto nível. Sua fala ontem colocou de lado quem pratica intolerância religiosa e ofereceu a oportunidade de aprendizado de uma Cultura tão rica. Uma aula.
Gernana Viana (Lizzie Bordello e as Piratas e as Empoderadas). Ela foi gerada de lápis, papel, rock e café. Elétrica, gentil, bem humorada e talentosa. Construiu uma personagem negra e obesa (Deusa) que tem atitude e carisma assim como sua criadora. Germana deve ser lida se você acredita em diversidade e senão leia para aprender.
Felipe Dias (Mediador-Jornal Empoderado). Outro talento raro que nasce da oportunidade. Ele tem conhecimento como poucos do Universo Nerd e foi um maestro orquestrando os (as) talentosos (as) palestrantes. Digno de nota. Um fenômeno.
Débora Rocha e Beatriz Bento (Staff): nossas meninas super poderosas que deram um show na organização do evento. Simpatia e talento para realizar todas as tarefas.
Filipe Pann (Cinegrafista). Sim nós temos videomaker. Que orgulho deste maninho. A nova aquisição do JE veio para mostrar serviço e mandou muito bem hoje. Em breve nosso canal no ar.
Rodrigo C. Digão não perdeu um lance!
Vilmar (cartunista). Quem disse que só o programa Roda Viva, da TV Cultura, tem cartunista desenhando enquanto acontece o debate? Se cuida Chico Caruso, Vilmar hoje mandou muito bem nos desenhos com os integrantes da mesa.
Ainda houve uma novidade pois abrimos para expositores venderem seus produtos. Foram eles (as): tivemos la Fabiana e sua Boutique maravilhosa, Roger, da Combat Social (fanzines) e no final chegou Marcelo Cavanha e seus filmes. Ainda rolou um informe sobre o lançamento do livro “Sou Linda Assim“, que conta a história de Mafoane Odara.
Platéia: Prof. Álvaro e membro do Clã da Negritude, Lola leitora do JE, Rogério Saladino (Editora Jambor), Luana Marx, ativista e representante da Blast, Débora Boaventura, produtora da Uriel eventos, Paula Kristina, historiadora. Estêvão, advogado e membro do Clã da Negritude, Andrea da Educafro foram alguns, dos presentes dentre os quase cinquenta que compareceram a tarde mais Nerd, do Barão.
Rolou até brindes para os palestrantes, feita por Roberto Fernandes…
Voltando aos números. Como mencionado a cima pensamos algo em torno de 30 pessoas vendo o evento ao vivo na página do JE em algo próximo de 100 a 200 pessoas, no Jornalistas Livres. Lembrando que era um sábado, às 15h. Posto isso, em suma, só no Jornal Empoderado (que tem apenas 6000 curtidas) tivemos mais de 850 visualizações \o/ huhu. E nem mencionamos a contagem no JL que tem mais de 900.000 pessoas na página. Ou seja, foi épico!
Fizemos história hoje e não foi pouca coisa. Se você não foi tu não só perdeu uma aula de Mundo Nerd e Representatividade, como deixou de fazer parte da história.
Não costumamos falar de nós, pois temos muita estrada a percorrer e aprender, mas hoje fizemos a lição de casa e tiramos nota máxima.
Nota: agora entendo quando o KL Jay – Racionais MCs, disse que a nossa ideia desse evento era Foda!
Nota 2: Agradecemos a todos que participaram da divulgação deste evento: Priscilla Silvestre (JE-Relase do evento), José (JE-Twitter), Luciano Jorge (JE), Lynia Honorato (JE), Revista Mundo dos Super-Heróis, Estêvão Ribeiro, Jota Silvestre, Walter Falcetta, site Mulher Magnífica, Alma Preta, Cebola Verde, Jornal Noticias de SP, Central-Brasil, Leide Alves Radialista, Gazeta da Semana, Jornal dos Famosos e tantas outras mídias e pessoas parceiras.
Nota 3: Cidolis, Dani e Felipe, do Barão de Itararé, nossa eterna Gratidão!
Link do video do evento:
Até a próxima, 2018 tem mais, “Vozes Negras”!