» Post

Racismo na Rede Globo! William Waack: “Preto, né? É coisa de preto com certeza”.

Em tempo fica o repudio a fala carregada de ódio RACISTA do apresentador do jornal da globo, William José Waack. Isso mostra que na fala do professor Dennis de Carvalho na 4º Conferencia,  que a USP precisa sim de cotas, pois seus alunos são os que viram editores em jornais, revistas e meios de comunicações que vendem a ideia higienista e muitas vezes racistas.

Por que foi dito isso? Pois o apresentador citado acima, foi que proferia a frase para um um convidado de seu programa: “Não vou nem falar, eu sei quem é…” Depois, ele se vira para o convidado e diz – com o som já mais baixo: “Preto, né? É coisa de preto com certeza”.

“William Waack, conhecido no meio jornalístico pela empáfia atrás das câmeras, caiu numa armadilha armada por ele próprio. Um deboche seu virou drama – e pode antecipar o fim de sua carreira no telejornalismo.

 Um vídeo de bastidor do ‘Jornal da Globo’, durante a cobertura da eleição presidencial americana de 2016, mostra o âncora ironizando um motorista que buzinava perto de onde ele e um entrevistado estavam, em Washington (cidade com numerosa população negra), à espera da entrada ao vivo na TV.” -(sic) Site Terra, hoje.

Ele assim como o apresentador do “Jornal da Band”, Boris Casoy que ofendeu o trabalhador, o gari José Domingos de Melo que apareceu em uma vinheta desejando “Feliz Natal”, mas para o racista apresentador aquilo foi uma ofensa e mandou no áudio que vazou na época: “Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho”, comentou. Ele foi processado e teve que indenizar o gari em 2010.

E por fim, lembramos de Monteiro Lobato que é sabido ser um grande entusiasta da eugenia, que falou: “País de mestiços, onde branco não tem força para organizar uma Kux-Klan (sic), é país perdido para altos destinos […] Um dia se fará justiça ao Ku-Klux-Klan; tivéssemos aí uma defesa desta ordem, que mantém o negro em seu lugar, e estaríamos hoje livres da peste da imprensa carioca — mulatinho fazendo jogo do galego, e sempre demolidor porque a mestiçagem do negro destrói a capacidade construtiva”. 

Lembramos de uma pesquisa feita onde foi perguntado para uma Criança loira e outra negra no Rio de Janeiro do que elas tinham medo. A menina loira tinha medo de Bicho-Papão, já a menina negra tinha medo é do Caveirão (viatura do Bope).

Tempos a trás disse um policial, nos USA(01/09/2017 – condado de Cobb, no Estado da Virgínia), flagrado em uma filmagem falando para uma mulher branca que foi abordada por eles e demonstrava medo:  “Mas você não é negra. Lembre-se que só matamos negros”. Esta passageira tinha mencionado que estava receosa, pois tinha visto muito vídeo de pessoas baleadas em abordagens policias e emendou: “Tenho medo de abaixar as mãos. Já vi muitos vídeos da polícia”. Ela esqueceu que vive nos U.S.A e assim como no Brasil, só negro é “ALVO”.

 Falando de esportes não podemos esquecer os inúmeros casos de racismos com torcedores e jogadores. Lembremo-nos de dois: Edna, torcedora do Bahia e o Aranha, goleiro da Ponte Preta, “ALVOS” dos racistas.

Sendo assim o mais correto não é o afastamento do apresentador e sim sua demissão. Pois o povo negro(a) cansou de medidas paliativas para um tema que faz tantas famílias negras sofrerem. 

Ou seja, no alto de suas branquitudes e em posse de um estado e país que não exonera um chefe de Batalhão que diz que a abordagem deve ser sim diferente nos Jardins, se torna confortável para o racista pegar um microfone de uma grande emissora e proferir seu ódio e preconceito. Pois para esta gente existem os brancos límpidos, educados, religiosos e meritocráticos de um mundo melhor e os Negros(as). Por fim, uma das culpadas por tudo que vivemos é a teoria ultra valorizada e mentirosa do “Mito da Igualdade racial”, que só ilude quem acredita que este país não é Racista.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade