A bandeira brasileira, um dos principais símbolos nacional, é pouco conhecido, pouco estudado e pouco ensinado. O conceito do nosso símbolo maior foi criado por Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e desenho de Décio Villares.
Se perguntarmos quais são as cores da nossa bandeira e o que está escrito, acredito que a maioria irá acertar. Se perguntarmos no que se baseia a frase nela escrita, a maioria não sabe; se perguntarmos o significado oficial de cada cor menos ainda sabe.
Na última reunião do movimento do Poder Negro Vale, discutimos sobre as cores que deveríamos usar em nosso símbolo. Uns opinaram pelas cores que lembrassem o continente africano e outros se manifestaram contra dizendo estamos no Brasil (rsrsr), portanto as cores deveriam ser as cores da nossa bandeira; então surgiram questões do tipo, mas o que significam as cores da bandeira brasileira oficialmente?
A partir daí gerou-se a polemica, pois surgiram versões que se dizem oficiais e outras que se definem como populares. Assim estabeleceu-se que nada deveria ser definido até que tivéssemos bem claro o significado real das cores. Devemos quanto grupo étnico-racial necessariamente ser fieis às cores do Brasil ou não? Vamos tentar aqui colaborar com esta questão através de uma pesquisa sucinta no Google, onde mais poderia ser; não é?
Antes uma pequena informação o lema Ordem e Progresso, veio do movimento positivista do filosofo Frances Auguste Comte, que originalmente assim foi escrito: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim, versão traduzida do francês. O Dia da Bandeira é comemorado todos os anos em 19 de novembro. Foi essa a data, em 1889, que aconteceu a instituição da bandeira republicana nacional como bandeira oficial do Brasil, através do Decreto nº 4.
As cores oficiais da bandeira brasileira são o verde, amarelo, azul e branco, vamos então esclarecer os significados das cores da bandeira do Brasil, colaborando assim para eliminar as dúvidas surgidas na última reunião do movimento Poder Negro Vale:
BRANCO: significa o desejo pela paz;
AZUL: hoje é conhecido por referenciar os rios e o céu azul brasileiro, estrelado, era originalmente uma referência à esfera armilar, um instrumento da astronomia que era usado em navegações e que consta de um modelo reduzido do cosmos;
AMARELO: remete à casa de Habsburgo-Lorena, pertencente à imperatriz D. Maria Leopoldina, a primeira esposa do imperador, a Casa de Habsburgo, ou Casa da Áustria, da família de Dona Leopoldina, a qual foi arquiduquesa da Áustria. (O que, ou quem é o que era a casa de Habsburgo-Lorena?);
VERDE: está associada à casa de Bragança, família nobre portuguesa, da qual fazia parte a família de D. Pedro I; atualmente extraoficialmente simboliza a floresta brasileira; (o que, ou quem era a Casa de Bragança?);
Algumas coisas são interessantes conhecermos para entendermos os efeitos que vivemos a partir da nossa própria história. Quando vemos alguém com uma camiseta de time de futebol, por exemplo, e as vezes nem mesmo precisa ser de futebol, vejamos as nossas associações imediatas.
Quando vemos uma pessoa com camiseta de uma dessas cores: branca ou azul ou verde ou amarela, qual dessas cores mais nos remete a um símbolo nacional?
Coloquei por ultimo propositalmente a amarela, pois baseado em laboratório por mim mesmo realizado e constatado é de fato a cor que mais nos remete ao nosso maior símbolo nacional, nenhuma outra cor reporta nosso símbolo com tanta veemência como a cor amarela. Portanto deixando as demais cores para os interessados pesquisarem, vou focar nessa cor; a amarela.
Nas definições oficiais o que pouquíssimas pessoas sabem e as escolas não ensinam, repito não ensinam, é que a cor amarela da nossa bandeira está oficialmente ligada à uma dinastia austríaca de nome Habsburgo.
Mas que dinastia é essa? Fui pesquisar…
A Casa de Habsburgo (em alemão: Haus von Habsburg) também conhecida por Casa da Áustria ou Casa d’Áustria, é uma família nobre europeia que foi uma das mais importantes e influentes da história da Europa do século XIII ao século XX. A Casa de Habsburgo deriva o seu nome do Castelo de Habichtsburg situado no que corresponde atualmente à região da Argóvia na Suíça, a génese desta casa remonta ao século XI. A ela pertenceu Maria Leopoldina de Áustria, esposa do Imperador Dom Pedro I (Pedro IV em Portugal) do Brasil e proclamador da nossa independência de Portugal e mãe do último Imperador brasileiro Dom Pedro II e da rainha Dona Maria II de Portugal.
Família soberana da Áustria desde 1278 até 1918, tendo inclusive sido a única governante da Áustria-Hungria (1867-1918), ou seja por mais de 51 anos e denominada como a “família imperial austríaca”. Então este amarelo que muitos ensinam como representante da nossa riqueza na realidade veio da Áustria, como uma homenagem a Dona Maria Leopoldina.
Ai fica a questão para ser concluída, podemos usar cores da África ou não?
Pois as cores da bandeira do Brasil não são como se conclui pela pesquisa aqui transcrita, originarias das nossas tradições tupiniquins.
Ou assumimos a nossa miscigenação ou ficaremos eternamente neste conflito onde estão as nossas origens?
Por que não uma bandeira miscigenada? Assim contentaríamos a todos.
Quando os extremos entram em conflitos a desunião se estabelece, quando buscamos uma miscigenação de interesses a união e o respeito se fortalecem. Fica a dica!
*Data que devemos conhecer suas importâncias durante o mês de julho e agosto:
Julho
24 – Nascimento do poeta Solano Trindade, em Pernambuco / 1908 |
25 – Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha |
26 – Independência da Libéria, África/ 1846 |
Agosto
01 – Independência do Benin, África/1975 03 – Independência do Niger, África/1960 |
Por Luiz Antonio Silva-X
Facilitador do movimento – Poder Negro Vale