Pesquisar
Close this search box.

» Post

Profissionais e intelectuais lançam manifessto pela preservação arqueológica do Quilombo da Saracura

Por: Adriana Terra e Fernanda Araújo.

Arquitetos, engenheiros, especialistas em patrimônio e intelectuais lançam manifesto por estação histórica de metrô no Bixiga

Profissionais destacam relevância deste território negro para a cidade de São Paulo e afirmam ser viável uma estação de metrô com preservação dos vestígios do Quilombo do Saracura, a exemplo de outros lugares do mundo. Confira a galeria de fotos no final do texto.

Estrutura do Quilombo da Saracura encontrada durante escavações arqueológicas no local da futura estação 14 Bis-Saracura

Mais de 250 arquitetos, urbanistas, engenheiros, arqueólogos, pesquisadores e especialistas em memória e patrimônio lançaram nesta quinta-feira (13) um manifesto para que a estação de metrô em construção no Bixiga, como parte da Linha 6-Laranja, seja a primeira de caráter histórico no Brasil e incorpore ao projeto arquitetônico as estruturas construtivas encontradas na escavação arqueológica. A data marca os dois anos de nascimento da mobilização da comunidade no Bixiga pelo metrô com preservação histórica. Leia o manifesto completo aqui

Bexiga é o bairro que abrigou o Quilombo do Saracura entre o século XIX e início do século XX, onde em 1930 nasceu a escola de samba Vai-Vai. Nas escavações já foram encontrados mais de 20 mil objetos, além de duas construções apontadas como parte das primeiras fases de canalização do rio Saracura, iniciada há mais de 130 anos.

De acordo com o Manifesto, a exibição dos achados na estação é “viável do ponto de vista técnico, como na história dos metrôs do mundo”, e “pode e deve ser uma contribuição importante para pensarmos as infraestruturas da cidade não apenas em seu sentido funcional, mas como parte de uma política urbana para a qual a memória é presente”.

Mudança de nome da estação

Já foi publicada no Diário Oficial do Estado a alteração do nome da futura estação de metrô de 14 Bis para 14 Bis-Saracura, por decreto assinado pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas.

A mudança considera em parte um dos pleitos do Mobiliza Saracura Vai-Vai, movimento surgido da organização da sociedade civil na defesa pela permanência e memória negra no bairro. O grupo reconhece que a inclusão de Saracura é vitória das pressões feitas pela comunidade, mas entende que falar de Saracura é falar de Vai-Vai, escola que continuou o legado do Quilombo, preservando esse território por décadas.

A mobilização segue lutando pelo nome Saracura/Vai-Vai como parte do processo de reparação também pelos danos da atualidade – perda da quadra histórica e da articulação socioeconômica e cultural que isso significa; pela garantia de um novo espaço para a agremiação no território; pela preservação dos achados arqueológicos, como coloca o manifesto.

E por políticas de permanência contra a expulsão da população negra do bairro, pelas quais o Governo do Estado e a Prefeitura são responsáveis, inclusive pelo Plano Diretor, vitória da mobilização. Os especialistas que subscrevem o manifesto também advogam essa demanda. E abaixo-assinados promovidos pela mobilização já reúnem mais de 15 mil assinaturas concordando com o pleito.

Sobre o Mobiliza Saracura Vai-Vai

Desde junho de 2022 o Mobiliza Saracura Vai-Vai – grupo formado por moradores do Bixiga, sambistas, pesquisadores, ativistas, lideranças religiosas – vem se reunindo para discutir o impacto da obra da Linha 6-Laranja do metrô no local da quadra da escola de samba Vai-Vai.

Diante dos achados arqueológicos do Quilombo do Saracura e das implicações que a chegada do modal já vem causando na história e presença negra no bairro, a exemplo da saída da agremiação do Bixiga, ensaiando provisoriamente na Sé. A luta do coletivo não é contra o metrô, mas para que a obra não apague a memória e a presença negra do bairro. 

Mais informações: estacaosaracuravaivai@gmail.com

Imagens: movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai

Edição e revisão: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade