O que é “Emergência Política Periferias”?
Ano passado realizamos a pesquisa “Emergência Política Periferias” que viajou por 5 cidades conhecendo mais de 100 pessoas que estão protagonizando estas transformações a partir das periferias. O conteúdo da pesquisa também foi registrado na Série Política modo de Fazer que estreou em set/2018, e está disponível na plataforma do VideoCamp (https://www.videocamp.com/pt).
A ideia é realizar uma apresentação do que foi essa pesquisa e os resultados dela (que você pode conferir em https://emergenciapolitica.org/periferias/).
A conversa se iniciará com a exibição de um episódio da série (que podemos escolher juntos, algum tema que tenha haver com assuntos que estão sendo desenvolvidos em aula) e por ai desenrolar nos resultados da pesquisa e conhecimento de iniciativas locais que também desenvolvem ações.
Em resumo seria: exibição de filme de 20 minutos + apresentação do conteúdo com pesquisadores + debate, totalizando 2 horas de atividade.
Acreditamos que este conteúdo tem que circular entre os jovens estudantes, educadores e população em geral para que possamos deixar estas práticas inovadoras vivas e mais potentes! Por isso damos preferência para alunos do Ensino Médio e EJA.
O Evento na EMEFM Vereador Antônio Sampaio
No último dia 21 desse mês, aconteceu no auditório da APCD, Associação Paulista dos Cirurgiões dentistas, a apresentação do documentário sobre a pesquisa !Emergências – políticas – periféricas!, apresentado por Jéssica Cerqueira e Will ( vou pegar o nome completo dele), para os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, da EMEFM Vereador Antônio Sampaio, através da Professora de Geografia, Adriana Vasconcellos, que entende que a educação passa pelo entendimento do educando em relação ao seu território e de todos os espaços urbanos existentes na cidade, que muitas vezes eles não se sentem inseridos, por não dominarem a história contada a partir do próprio olhar deles que são agentes desses espaços, enquanto produtores de cultura, de arte, literatura, música, dança,etc.
A pesquisa traz dados que despertam neles a criticidade e a descoberta de que seres transformadores desse espaço e da dinâmica nele existente, pois são seres políticos.
A enorme gama de conhecimento que as periferias produzem, fazendo com que as transformações a partir dela, também influência no contexto da cidade como um todo e quiçá no País.
Já que estão dentro, da micro política, fazendo – a no seu dia – a – dia e conseguindo, a partir da exposição desse projeto, linkar com a macro – política que estamos vivendo.
Após a exposição do documentário , teve também a apresentação de um filme com depoimentos reais , com relatos de mulheres, que pertenciam a ONGS, que falavam sobre outros territórios, como por exemplo o cárcere, feminino.
Também o entendimento, de que precisamos estar nos espaços de poder, nas casas legislativas, para que uma mudança efetiva aconteça, pois as pessoas que lá se encontram não vivenciam a nossa realidade e as diversas realidades existentes, já que somos diferentes e plurais.
Agradecimentos especiais
Não posso esquecer de citar a abertura que a direção dá para esses projetos, sem isso não conseguiria. O diretor é o Jorge Felizardo e a assistente de direção é Télia.