» Post

Prefeito lança projeto que ameaça educação e saúde pública em Florianópolis.

Nesses tempos de supressão de direitos o prefeito da capital catarinense, Gean Loureiro (PMDB-SC) busca promover o desmonte da saúde pública de Florianópolis. O prefeito criou um projeto intitulado “ Creche e Saúde Já” que busca inserir Organizações Sociais na administração da saúde e educação da cidade.

Entenda:

Florianópolis, a referência em Atenção Primária

Nem sempre foi assim. Os méritos, tão pouco, devem ser dados aos políticos que agora procuram o desmonte do sistema público. O status que a capital do sul alcançou foi uma construção de muitos atores, profissionais de saúde.

Nos últimos 15 anos a cidade vem concentrando médicos com residência em medicina de família. A residência médica em medicina de família forma o profissional qualificado para atuar nos centros de saúde, na Atenção Primária ( centros de saúde…).

Após alguns anos a gestão de saúde foi tomada por profissionais qualificados que acordaram, junto à esfera executiva, uma cobertura da Estratégia Saúde da Familia a 100% da população. Exigiu-se também que os médicos da rede básica tivessem residência médica ou título de especialista em medicina de família. A rede também conta com muitas enfermeiras formadas na UFSC, faculdade que possui um dos maiores conceitos segundo o MEC, bem com outros profissionais com formação em Saúde da Família.

Os resultados logo vieram. A taxa de mortalidade infantil de Florianópolis caiu para o menor valor entre as capitais brasileiras. Florianópolis é também a capital com maior expectativa de vida do país.

O projeto

Gean Loureiro com sua comissão elaborou o projeto de inclusão das Organizações Sociais e buscou vota-lo em regime de urgência. O documento “ Creche e Saúde Já”, por exemplo, não estabelece que as Organizações Sociais serão contratadas sob licitação ou qualquer meio legal. Da mesma forma o documento, elaborado às pressas, não se compromete por exemplo a manter os mesmos critérios de qualidade utilizados nas gestões anteriores e não estabelece um teto de controle das O.S. sobre os recursos humanos da capital. O objetivo claro é o desmonte do sistema público.

Como forma de resistência ao projeto das O.S., a grande maioria dos profissionais da saúde e educação pública esta em greve por tempo indeterminado.

O vereador Maykon Costa ( PSDB) fez uma consulta pública sobre o projeto. Obtendo ampla rejeição ao documento por parte da população, curiosamente absteve-se da primeira votação, enviando seu suplente que deu voto favorável ao prefeito e ao “ Creche e Saúde Já”. O desembargador Helio do Valle, em audiência conciliatória, entendeu que o projeto não conquistou aprovação do eleitorado e enfrentava resistências, sugerindo discussão e votação em 30 dias. Contrariando o judiciário, Gean Loureiro pretende votar o projeto hoje, dia 18 de abril. O prefeito possui maioria dos votos na câmara.

Se bem sucedido, o prefeito pode ver aprovado um documento que pode ter como desdobramento o amplo sucateamento do Sistema Público de Saúde e do sistema de educação.

Referências:

http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/rafael-martini/noticia/2017/03/taxa-de-mortalidade-infantil-no-primeiro-ano-de-vida-diminui-pelo-segundo-ano-consecutivo-na-capital-9740323.html

http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2018/04/sob-protestos-carater-urgentissimo-ao-projeto-das-os-e-debatido-na-camara-de-florianopolis-10308346.html

http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2018/04/procuradoria-da-camara-pede-que-creche-e-saude-ja-nao-seja-votado-com-urgencia-10309257.html

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade