A posse de Cláudio Silva, o novo Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, será neste sábado, 25/3, na Sociedade Santos Mártires, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, a partir das 15h00. O evento foi nomeado como “posse popular”, porque, além de se dar num território que já foi considerado o mais violento do País, reunirá dezenas de representantes dos movimentos populares, reforçando o caráter de controle social e cidadão da Ouvidoria.

Programa
Na ocasião o novo Ouvidor apresentará sua equipe de trabalho e as principais linhas de atuação em que pautará sua gestão frente ao órgão; além de compartilhar a fala aos representantes dos movimentos sociais, líderes políticos e de instituições identificadas pela a luta em defesa dos direitos humanos e dos grupos mais vulneráveis, contra o racismo e a discriminação. Além disso a posse popular contará com breves apresentações de expressões populares, de artistas e grupos das periferias da cidade.
Missão
O novo Ouvidor tem por objetivo manter um canal estreito de diálogo com a sociedade civil e as instituições de segurança pública. Compreende que a Ouvidoria da Polícia é uma conquista da cidadania, devendo servir para a construção dos valores da Constituição Cidadã de 1988. A missão da Ouvidoria é desafiadora, exigindo compromisso e ética, no atendimento e encaminhamento das demandas apresentadas. A nova gestão pretende enfrentar questões estruturais da atividade da Ouvidoria e da Segurança Pública, mantendo boas ações e inovando. Investindo, assim, em ações estratégicas e de fomento às novas tecnologias de informação e comunicação. A dimensão central é a de que a segurança cidadã só é possível com justiça social e amplo diálogo.
Cláudio Silva
Cláudio Aparecido Silva, professor Claudinho, como é mais conhecido, é casado, pai de 4 filhos e avô de dois netos. É formado em Educação Física atuando como educador popular; destacou-se como coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania durante a gestão do prefeito Fernando Haddad e também como coordenador do SOS Racismo, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de 2019 a 2021. É o primeiro Ouvidor da Polícia egresso de uma comunidade (a favela de Monte Azul, no Jardim Santo Antônio). Sua trajetória parte de uma vivência nas ruas, trabalhando de engraxate, que o levou à militância nos movimentos negros e antirracistas – por igualdade, justiça e Direitos Humanos. Atuou como assessor do rapper Dexter, em projetos sociais esportivos. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), numa jornada de ações sociais por uma nova sociedade
Serviço
Posse Popular do Novo Ouvidor de Polícia do Estado de São Paulo
Sábado, 25/03/2023 – 15h00
Sociedade Santos Mártires
Rua Luís Baldinato, 9 – Jardim Ângela – São Paulo, SP
Contato: ouvidoriadapolicia@sp.gov.br – 11 3291-6024
Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!
Texto e imagem: Elcio Fonseca