A Rede Globo anunciou hoje os narradores que farão a Copa do Mundo da Rússia em junho próximo, Galvão Bueno, Cléber Machado, Luis Roberto, Rogério Correa, Rembrandt Jr e o estreante na emissora Gustavo Villani, um pequeno detalhe sobre eles é que todos são brancos.
Uma questão é abordada de uma maneira bem direta: Por que não temos locutores esportivos negros na TV aberta?
Na telinha encontramos comentaristas, mas em sua grande maioria são ex jogadores de futebol e tambem temos repórteres, na TV fechada temos um único locutor, Eusébio Rezende, do Sportv.
O professor Juarez Xavier, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) relata que o problema está nas poucas oportunidades que os negros possuem para chegarem à faculdade. “São pessoas que vem de uma escola de jornalismo que nem sempre é tido por competência mas são jornalistas que estão nos cursos de comunicação social onde de modo geral você tem poucos negros”.
Xavier é enfático em dizer que o negro, além de enfrentar a preferência das emissoras por pessoas brancas em razão de eles venderem mais publicidade ele também mede forças com aspectos subjetivos. “Poderia chamar de Supremacia Branca nas faculdades e o negro continua sendo prejudicado tanto pela formação acadêmica porque tem poucos negros ou pela seleção quanto ela é aleatória e baseada em aspectos subjetividade e um locutor branco com a sua presença atraí mais patrocinadores em detrimento de um locutor negro, que é inexistente no pais”, completa.
O que fica a impressão é de que essa realidade será muito difícil de mudar nos próximos anos, principalmente se não houver um incentivo para os negros entrarem nas faculdades de comunicação e as empresas investirem nesses profissionais.
Respostas de 2
I think this is one of the most vital information for me.
And i am glad reading your article. But should remark on few general things, The web
site style is ideal, the articles is really excellent : D.
Good job, cheers
Thanks