Pesquisar
Close this search box.

» Post

A PONTE QUE UNE NEGROS A OPORTUNIDADES INCRÍVEIS

 

 

 

Conhecer o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprender Excel  na Fundação Getúlio Vargas, conquistar uma recolocação profissional. Esses três itens têm algo em comum: Foram oportunidades que empreendedores negros conquistaram através do Grupo A Ponte Para Pretxs, que completou um ano em junho. 

Através do Facebook, mais de 18 mil negros estão interligados pela rede, e de todas as partes do Brasil e do mundo, compartilham oportunidades para outros negros, que podem conseguir desde uma indicação para um workshop a vagas de empregos em multinacionais, tudo compartilhado gratuitamente. A iniciativa foi criada pelo sociólogo e ativista do movimento negro, Vítor Del Rey.

Vítor, que é conhecido como criador e co-criador das plataformas Kilombu, criou a Ponte para estreitar empregadores e pretos que procuravam oportunidades de emprego. “O Kilombu conecta afroempreendedores com pessoas de qualquer cor, que queiram produtos e serviços. Com o boom do Kilombu, várias pessoas começaram a me pedir indicações de pessoas negras para trabalharem em suas empresas”, comenta Del Rey.

“Na época eu era orientando do Luís Eduardo Soares, na graduação em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas, eu tinha que entregar a monografia porque ia viajar para a Colômbia, ou seja: Eu não tinha muito tempo de ficar pesquisando a pessoa adequada para a vaga, então tive um insight de fazer um grupo, e as pessoas que se enquadrassem naquele perfil, poderiam se inscrever naquela oportunidade”, relembra Vítor, que é pré-candidato a deputado federal pelo PDT e tem o fortalecimento e empoderamento negro como uma de suas premissas.

 

Oportunidades para negros

Entre as oportunidades já ofertadas neste primeiro ano de grupo, estão a que Dandara Barbosa conquistou, após uma votação no próprio grupo, ela foi uma das duas eleitas para ir a São Paulo, com tudo pago para conhecer o ex-presidente americano, Barack Obama, com tudo pago, graças a uma parceria que Vítor conseguiu com uma instituição bancária. “Senti uma sensação de pertencimento muito grande, enquanto mulher preta, não acadêmica e periférica. Assistir a palestra foi emocionante e agregador, foi uma experiência única e inspiradora.”

Já Bárbara Muniz conseguiu uma vaga de estágio em uma organização internacional graças a uma oportunidade divulgada na Ponte Para Pretxs. “Foi uma grande experiência, que eu não teria como saber sem o grupo”, relembra Bárbara, que é formada em Economia e Relações Internacionais pela FGV.

SERVIÇO

O grupo A Ponte Para Pretxs inclui exclusivamente pessoas negras, de todas as partes do Brasil. Para participar, basta acessar o link: bit.ly/pretxs.

Tássia di Carvalho / CEO 
tassia@agenciais.com / +55 21 97566-4633

Agência Is 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade