Pesquisar
Close this search box.

» Post

Plan International Brasil, NIVEA e Prefeitura de São Paulo lançam prêmio para a primeira infância

Estão abertas a partir de 01 de agosto de 2019 as inscrições para a primeira edição do PRÊMIO PRIMEIRA INFÂNCIA EM SÃO PAULO. A iniciativa vai conhecer, destacar e premiar boas práticas de atendimento à primeira infância nos serviços da rede direta e da conveniada de saúde, educação e assistência social nas áreas de atuação do Projeto Famílias Que Cuidam, nas subprefeituras de Capela do Socorro, Campo Limpo, M’Boi Mirim e Parelheiros, todas na Zona Sul de São Paulo.

As três melhores experiências, sendo uma de cada setor, serão premiadas com até R$ 5 mil cada. A ideia é que as práticas vencedoras sejam modelos inspiradores para novas iniciativas nas redes da capital paulista. “Estamos muito felizes com a primeira edição do Prêmio NIVEA Plan International Brasil para a Primeira Infância. É uma grande oportunidade para reconhecer e premiar boas iniciativas, que merecem ser replicadas em outros locais”, afirma Cynthia Betti, diretora-executiva da Plan no Brasil.

“Para a NIVEA é muito importante participar dessa primeira edição do prêmio. Ela é a comprovação de que nossos esforços para oferecer oportunidades à primeira infância, em linha com nossa plataforma global de sustentabilidade, estão contribuindo para ampliar as boas práticas de atendimento para outras regiões da cidade”, disse Michelle Guersoni, gerente de Sustentabilidade da NIVEA.

Para participar, é necessário preencher o formulário no link https://forms.gle/wxWv3WHdnsydVUUM9 e enviar os documentos das evidências até 06 de setembro. Na área da educação, podem concorrer Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da administração direta e conveniada. Na saúde, estão habilitadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tradicionais e de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Já na assistência social podem participar Serviços de Assistência Social à Família (SAFSs) e Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAS). Cada organização pode inscrever apenas uma experiência.

 

A seleção

A seleção dos projetos finalistas será dividida em etapas. Na primeira, as experiências serão analisadas por um comitê composto por profissionais da Plan e da equipe de gestão da política municipal integrada pela primeira infância da Prefeitura de São Paulo. Serão selecionados seis finalistas, sendo dois de cada setor.

Na segunda etapa, esses seis finalistas receberão uma visita agendada da equipe do comitê de seleção da Plan para acompanhar a rotina de funcionamento do serviço e conversar tanto com os profissionais quanto com o público atendido.

Na fase final de seleção, especialistas da área de primeira infância convidados pelas equipes da NIVEA e da Plan vão selecionar os três vencedores dentre os seis finalistas, sendo um da educação, um da saúde e um da assistência social. A avaliação dos especialistas será realizada a partir dos relatos de experiências enviados na inscrição e dos relatórios de visita apresentados pela equipe da Plan.

 

Os critérios

É importante ter atenção aos critérios considerados para seleção das experiências premiadas:

  1. Promoção dos direitos da criança: ao brincar de livre escolha, livre de consumismo e livre de estereótipos de gênero e às múltiplas linguagens; à proteção integral, ao vínculo e ao cuidado com afeto; ao bem-estar e desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. À iniciação cultural e à integração na vida comunitária; e ao atendimento por profissionais qualificados e conhecedores das necessidades e características da primeira infância.
  2. Diálogo com as famílias e a comunidade: capacidade de escuta e acolhimento das famílias, entendimento de suas necessidades e compartilhamento de responsabilidades.
  3. Impacto: abrangência, público beneficiado e grau de efetividade das ações.
  4. Intersetorialidade e articulação em rede: será valorizada a articulação entre os diferentes setores, assim como a relação com a comunidade e a sociedade civil.
  5. Inovação: o grau de novidade da experiência será um diferencial.
  6. Inspiração e multiplicação: o potencial de expansão e multiplicação da experiência em diferentes territórios e realidades serão diferenciais.

 

Premiação

Os projetos vencedores serão conhecidos durante o II Seminário Intersetorial Primeira Infância em São Paulo, previsto para o mês de novembro. As instituições premiadas deverão escolher no ato de inscrição qual destino gostariam de dar a um eventual prêmio. Serão até R$ 5 mil em equipamentos de informática, materiais para reforma ou brinquedos e materiais pedagógicos.

 

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação vulnerável. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Construímos parcerias poderosas há mais de 80 anos e que se encontram hoje ativas em mais de 70 países.

 

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. A Plan International Brasil foi eleita como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2017 e 2018 pelo “Melhores ONGs – Instituto Doar/Rede Filantropia”. Mais informações: www.plan.org.br

Sobre a NIVEA Brasil

Marca global pioneira em cuidados com a pele, a NIVEA começou sua história de sucesso em 1911, quando lançou no mercado o primeiro hidratante do mundo, desenvolvido a partir da emulsão estável de óleo em água, o Eucerit. Esta mistura deu origem ao Creme NIVEA, que ficou conhecido como o icônico creme da latinha azul. Hoje presente em cerca de 150 países, no Brasil a marca tem uma trajetória que remonta a 1914, quando ocorreu a primeira importação de produtos NIVEA no País, processo que ganhou força na década de 30. Porém, foi em 1975 que a empresa instalou-se efetivamente por aqui, com a abertura de seu escritório em São Paulo.

Em 2003, inaugurou sua fábrica no município de Itatiba (SP), decisão motivada pela expressiva expansão do segmento de cosméticos, produzindo localmente loções hidratantes para o corpo, protetores solares, sabonetes líquidos e desodorantes em formato roll-on. No Brasil, a marca oferece produtos em sete categorias – protetores solares e labiais, hidratantes corporais e faciais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A NIVEA pertence ao grupo alemão Beiersdorf, com sede em Hamburgo, que detém várias marcas, entre elas Eucerin, La Prairie e Labello.

Por Suzane G. Frutuoso, assessoria de imprensa.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade