No dia 23 de outubro de 1940, uma das manchetes do Jornal do Brasil dizia que estava prevista, no Japão, a formação de um gabinete de guerra. Neste período, vivíamos a segunda guerra mundial, que se findou no ano de 1945.
Esses fatos são importantes, mas o mundo não imaginava que no Brasil, especificamente na cidade de Três Corações, no estado de Minas Gerais nascia um menino pobre e preto, que foi batizado com o nome de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Já em 1952, Pelé jogava no Bauru Atlético Clube, no interior do estado de São Paulo e aos 15 anos de idade chegou ao Santos Futebol Clube e aos 16, já estava na Seleção brasileira.
Pelé é o maior jogador da história e a comemoração dos seus 80 anos é celebrada por todos.
O Jornal Empoderado não poderia ficar de fora dessa comemoração e compartilhar o sentimento de diversas pessoas.
“O Pelé é um exemplo esportivo de atleta, modernidade, visão, riqueza e humildade. Esse é o atleta do século. 80 anos de reinado”.
Edmilson de Jesus , treinador e ex-jogador do Santos
“Meu pai disse, o Pelé foi o melhor do mundo. Então digo que, ele é o melhor do mundo, para sempre”.
Alcides Ponciano, torcedor do Santos
“Quem é rei nunca perde a majestade. Melhor do século.”
Prof. Daniel Tavares, torcedor do Santos
“Não tem como se apaixonar por futebol sem admirar a genialidade do rei, não tem como se apaixonar pelo Santos sem se encantar com a habilidade e talento de Pelé. Ele marcou na história o que entendemos por perfeição e, embora não dê para comparar o ontem com o hoje, dificilmente alguém vai conseguir superar a importância que ele tem”.
Andra Jarcem, torcedora do Santos
“Pelé significa algo inigualável, a razão por minha paixão pelo futebol e orgulho em saber que torço para o time que o lançou para o mundo”.
Evandro Virtuoso, torcedor do Santos
“O Pelé hoje pra mim é uma lenda que os pais contam para os filhos que eu não vi jogar porém, quando vejo lances, dribles, jogadas é de uma maestria sem igual parecia que o adversário não estava na frente dele. Se hoje é bonito dar caneta ou chapéu em uma forma de tirar um sarro da jogada… para o Pelé não, ele aplicava esses dribles do tipo, não tem outra opção então vai isso mesmo”.
Pablo Brito, torcedor do Santos
Todas essas emoções e elogios são embasados por números. Vamos a eles:
Pelé fez no total, 1282 gols, sendo que 1091 foram pelo Santos.
O time que mais sofreu gols do Pelé foi o Corinthians. Ele marcou 50 gols no rival.
Em Copas do Mundo marcou 12 gols e foi tricampeão (1958, 1962 e 1970)
Bi campeão mundial pelo Santos de 1962 e 1963
Fez 92 hat-tricks, que é quando o atleta faz 3 gols em uma única partida.
Pelé recebeu da FIFA o prêmio de maior do Século XX.
São números expressivos, que mostram que o maior jogador do mundo é o Pelé.
Hoje, os jogadores dispõem de uma tecnologia que por exemplo, o suor não é absorvido pela camisa e a bola é mais leve.
Antigamente, devido ao suor, o uniforme ficava mais pesado e a bola também tinha outro peso. Se com todos esses desafios o Pelé foi magistral, imagine o que ele faria se naquela época tivesse disponível toda essa tecnologia?
Parabéns, Pelé! Vida longa ao rei.
Por Liciane Linhares
Fontes: Acervo Santos Futebol Clube e Revista Placar
Respostas de 2
Estou com 70 anos, 10 a menos que o ilustre aniversariante de hoje. Tive a sorte de acompanhar praticamente toda a sua gloriosa carreira no futebol, principalmente no Santos F. C. e na Seleção Brasileira. É também um campeão da humildade. Rei Pelé, parabéns, Deus o abençoe sempre com muita saúde. Muito obrigado pelas alegrias que nos brindou dentro dos gramados e divulgar o Brasil mundo afora!
Obrigado, seu Mário Tavares. O senhor teve a honra que nós mais jovens não tivemos. Qualquer dia vmos convida-lo para falar sobre o futebol de ontem que ainda brilha os olhos de todos nós. Continue nos acompanhando!