O ser humano é influenciável desde o nascimento. O indivíduo tem como principais influenciadores as pessoas mais próximas do circulo de convívio, como os pais, amigos e parentes. As pessoas não nascem machistas, homofóbicas, racistas, xenofóbicas, etc. As pessoas se tornam preconceituosas através da influência de pessoas próximas, mídia, religião e demais grupos sociais que são um fluxo circular de influências.
Na esmagadora maioria dos casos, o influenciado repete o discurso do influenciador até o fim. Mas também existem diversos casos dos influenciados, conforme envelhecem, reverem as influências e modificá-las.
Bem, dependendo da sua idade (quanto mais novo, mais suscetível à influência), o indivíduo aceita a influência de imediato. O que pode mudar com a amadurecimento da consciência do influenciado. Conforme o amadurecimento da pessoa, mais tempo de reflexão existe e depois cabe a pessoa decidir se vai seguir os passos do influenciador ou não.
O filho, quando espancado, geralmente se torna uma criança violenta. A violência não precisa ser reproduzida apenas quando o agredido tiver filhos, pode ser reproduzida por toda a vida anterior. No caso, a criança agredida pode ou não se tornar violenta com os seus filhos. Tempo pra refletir ela tem. O que pode acontecer é a criança agredida ser violenta até a adolescência pelo menos, quando começa o amadurecimento da consciência e a reflexão sobre seus atos. Mas claro que pode acontecer o contrário também: a criança se torna introvertida e desde o começo se tem conhecimento do malefício da agressão.
Acredito em desenvolvimento intelectual. Acredito que as crianças que nascem são mais desenvolvidas intelectualmente/moralmente do que os velhos. Seguindo esse raciocínio, espero eu que a criança, por ter um desenvolvimento intelectual e moral maior que o seu pai/avô, entenderá o mundo melhor, para assim seguir o ciclo da evolução.
Respostas de 4
Achei muito interessante seu texto e concordo em gênero, grau e numero, pois somos influenciáveis e infelizmente perpetuadores na maioria de pensamentos e maus consumes.
Achei interessante o texto desse blog, pois discute sobre a mesma problemática do site.
http://extensouniverso.blogspot.com/2018/09/o-ser-eminentemente-influenciavel.html
Obrigado e continue nos acompanhando Roberto!
Esse site se tornou extremamente valioso pra mim, amei essa matéria, parabéns pelo texto Anderson!
Que bom ter gostado, Milena. Continue nos acompanhando. Um ótimo 2021 com muita suade e prosperidade!