É um projeto coordenado por Viviane Zaila Malika Tau, Siméia de Mello Araújo, Michelle Souza Freitas e Luana Maria Ferreira Martins desde novembro de 2015. Juntos desenvolvem um trabalho voltado à criança negra –abrangendo principalmente aquelas entre 4 a 12 anos de idade –, procurando minimizar ou diminuir os registros de uma sociedade eurocentrada e, consequentemente, racista na infância da criança negra, permitindo, portanto, que esta tenha a possibilidade de se desenvolver enquanto sujeito de forma plena.
O coletivo trabalha, a partir do lúdico, a autoestima da criança negra, combatendo o racismo estrutural, pois entende que este se manifesta desde os primeiros anos de vida, marcando a infância, estigmatizando esta criança e perpetuando-se na sua vida adulta.
O grupo conta com um efetivo de 15 pessoas e, esporadicamente, voluntários participam dos eventos, trazendo distintas formas de arte. O trabalho é realizado com diversos públicos: dentro de comunidades, eventos fechados, espaços públicos, escolas, entre outros, com a intenção de levar um pouco da África para as mais diversas camadas da sociedade.
Conheça um pouquinho do trabalho de “Espelho, Espelho Meu”:
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”4″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_imagebrowser” ajax_pagination=”0″ order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]
Serviço:
Facebook: Coletivo Espelho Espelho Meu
Ligar (11) 96196-0045