» Post

O poder da organização

Já reparou como guardamos coisas materiais inúteis que só ocupam espaço e em muitos casos até nos fazem mal? Quantas coisas guardamos conosco sem precisar?

A todo tempo influenciamos e somos influenciados pelo meio, logo, nosso ambiente pode tanto ser influenciado pelos nossos sentimentos quanto influenciá-los.

Em muitos casos, nosso mundo exterior é apenas um reflexo do nosso mundo interior.

Todo mundo já ouviu falar nas histórias de pessoas que vão acumulando objetos, animais e até lixo dentro de casa, mas poucos entendem de onde se origina esse comportamento.

Acumulação compulsiva é um transtorno emocional com fortíssima repercussão comportamental e cognitiva caracterizado por recolhimento excessivo e incapacidade para descartar coisas, geralmente sem utilidade e para compensar algum tipo de perda ou frustração (por exemplo: morte de um familiar, dificuldades econômicas, solidão, conflitos pessoais ou profissionais).

Isso significa que a pessoa esta apenas projetando externamente problemas sentimentais e emocionais. Elas acumulam objetos assim como acumulam, por exemplo, sentimentos negativos e desnecessários como mágoa, ressentimento, tristeza e a raiva.

Na série “Obsessivos Compulsivos” do Canal Viva acumuladores_f_005nos deparamos com vários exemplos disso, como por exemplo no caso de Janet que depois de muita perda e traição se prendeu às coisas, nos casos de Dale que desenvolveu a compulsão após perder dois empreg
os e de Chris que sempre foi desorganizada desde pequena mas teve a “mania” agravada após a morte do seu filho, e por fim, no caso de Julie que afirma: “Quando você é mãe solteira de quatro filhos e está desempregada, tudo que você tem passa a ser importante. Isso se torna o que você tem”.

A pessoa que passa por esse problema deve buscar ajuda profissional, especialmente para cuidar do seu psicológico emocional, resolvendo assim o problema na raiz, de forma consistente e definitiva.

Em casos sem gravidade, como o de pessoas que são apenas procrastinadoras ou desorganizadas, fatores externos podem atuar como a água turva para um mergulhador ou como a neblina para um motorista, confundindo nosso discernimento e nossa capacidade de decisão, influenciando diretamente nosso senso de direção.

Com ideias confusas, as coisas parecem embaralhadas na nossa cabeça e no nosso coração. Nesse momento nos sentimos perdidos, sem rumo e sem esperança.

A boa noticia é que alguns pesquisadores já concordam que o trabalho, como por exemplo, a limpeza e a organização, também trazem benefícios para a saúde mental.

O Mitama Migaki é um conceito japonês, da igreja messiânica, que já sabia disso há tempos.

Ele consiste em se fazer uma limpeza em um determinado local como se estivesse limpando a própria alma. É uma limpeza profunda dos nossos sentimentos, um polimento da alma realizado através do polimento do local e seu principal benefício é a conquista do discernimento.

Para mim, de modo geral, espiritual e filosoficamente, acredito que o principal benefício de uma limpeza e organização, tanto física quanto mental, é se livrar do velho e abrir espaço para o novo.

Se livrando dos objetos desnecessários, tanto liberamos espaço físico para que novas conquistas materiais cheguem, quando nos livramos daquela mentalidade de escassez e que nos faz acreditar que não temos o suficiente. Afinal, só doa algo, quem tem mais do que o suficiente para si, podendo abrir mão de algumas coisas.

Da mesma forma, se livrar de sentimentos ruins vai permitir que novos e bons sentimentos cheguem para clarear nosso caminho.

Outro benefício, e que entre outras coisas ensino no meu curso BOMBANDO SUA PRODUTIVIDADE  BOMBANDO SUA PRODUTIVIDADE, é que se você é uma pessoa que tem dificuldades para entrar em ação, o simples fato de começar a organizar suas coisas pode ser uma excelente forma de quebrar o padrão de não executar.

Que tal então começar a organizar sua mente e suas emoções dando aquela arrumada na casa? Que tal organizar aquela gaveta cheia de documentos e contas? Que tal organizar aquele armário e até doar algumas roupas?

Garanto que quando terminar sentirá um grande alívio, uma leveza, tanto no ambiente quanto na sua alma e no seu coração.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade