O Filho Eterno é o livro mais premiado de Cristovao Tezza. O catarinense, representando um dos mais importantes nomes da literatura contemporânea, tem na obra a sua mais aclamada concepção. Tezza é presença constante na Feira de Livros de Parati e nos maiores eventos literários do país.
O livro, com forte conteúdo autobiográfico, trata de uma família que concebe um filho com síndrome de Down. Observam-se as diversas fazes da relação do protagonista ( que curiosamente não tem nome) com o seu filho. A obra, repetidamente premiada no Brasil e no exterior, transita na dinâmica da família protagonista, envolvendo questões transcendentes, relacionadas às contradições e aspirações de todos os seres humanos. Há numerosas referências à filosofia e à outras expressões culturais do gênero humano. No entanto, o livro não se torna maçante, muito pelo contrário.
Há vários tipos de leitores. Alguns apreciam a prosa refinada; outros preferem uma literatura mais acessível, que prenda o leitor ao longo de toda a obra. Tezza tem um bom domínio da língua e move o leitor para uma narrativa invariavelmente irresistível.
A obra ganhou uma versão em longa. Criticas favoráveis e favoráveis foram citadas pela mídia. Por sincero desconhecimento, não comentarei essa adaptação.
O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, é enfim uma boa dica de leitura para a semana!!