» Post

O filme foi exibido no I Fórum sobre Intolerância Religiosa e Liberdades, no IFCS, Centro, tendo com interlocutor Prof. Dr. Babalawo Ivanir dos Santos. Com o propósito de criar fortalecimento dos diálogos em prol das liberdades, da tolerância e contras todas as formas de preconceito. Ainda mais diante do cenário atual. A data 5 de Novembro – “Dia Nacional da Cultura Brasileira“. O encontro aconteceu no Salão Nobre, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).

 
Justiça foi acionada 
 
Sérgio Suiama, Procurador do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, recebeu a representação e foi instaurado Procedimento Preparatório 1.30.001.004296/2019-51.
 

Entenda o caso 

 

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) em conjunto com a Quiprocó Filmes entrou no mês passado com uma representação no Ministério Público Federal contra o Centro Cultural da Justiça Federal, que censurou o documentário Nosso Sagrado. Produzido pela Quiprocó Filmes, o filme (de 30m) é dirigido por Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana.  

 

O motivo da ação é que os diretores do filme e os organizadores da mostra foram informados em agosto pela direção do CCJF que o filme Nosso Sagrado não poderia ser exibido no espaço, documentário de média metragem que investiga a perseguição e o racismo religioso contra o Candomblé e a Umbanda, religiões criminalizadas durante a Primeira República e a Era Vargas. Nesse período mais de 200 objetos foram apreendidos pela polícia. 

 

O filme seria exibido na 3ª Mostra do Filme Marginal. A mostra aconteceu em setembro e teve outros dois filmes censurados: Mente Aberta e Rebento.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade