Pesquisar
Close this search box.

» Post

No dia nacional do samba estreia projeto no Bairro da Glória (RJ)

 
No dia Nacional do Samba, dia 2/12, vai ter na Glória estréia de projeto que reúne as três maiores Rodas de Samba do bairro:  Sambastião, Gloriosa Roda de Samba e Pagode do Time de Crioulo
 
O Bairro da Glória concentra hoje três das principais rodas de samba da cidade. Bairro boêmio, reduto de sambistas ilustres como Jackson do Pandeiro, Wilson das Neves, Ataulfo Alves, Mario Lago, Clementina de Jesus, Aracy de Almeida, Paulão 7 Cordas, Moacir Luz, Toninho Gerais, e ainda Edson Cortes, Lula Matos e Anderson Baiaco, precursores da ideia da primeira Roda de Samba no bairro, em 2003.
 
Palco da celebração dos 100 do Samba, do Projeto Batuque da Boa, território de transição, entre a Lapa, Santa Teresa, Flamengo e Catete. No arborizado bairro da Glória, acontecem atualmente cerca de 50 Rodas de Samba por ano, de janeiro a dezembro, em espaços públicos e privados, mobilizando cerca de 35 mil pessoas.
 
De acordo com a pesquisa realizada, pela Rede Carioca de Rodas de Samba, em 2016, a Gloriosa Roda de Samba, o Sambastião e o Pagode do Time de Crioulo são responsáveis por 60% destas edições, mobilizando cerca de 1,5 milhões de reais por ano, em consumo direto e indireto, na cadeia produtiva que gira entorno de cada evento.
 
As Rodas de Samba existentes no bairro, são Patrimônios Culturais da cidade, que impactam de forma significativa no desenvolvimento socioeconômico do território, atraindo visitantes e gerando mais de mil postos de trabalhos ao longo do ano. Por este motivo, destacado a importância do samba na história do local, agentes culturais, sambistas, moradores do bairro resolveram unir esforços para valorizar essas iniciativas e propor a celebração do Dia Nacional do Samba. 
 
Marcelo Santos – Coordenador da Rede Carioca de Roda de Samba e morador do bairro, afirma: “Vamos reunir todos os sambistas, moradores e frequentadores, para ressaltar a importância das matrizes do samba, na formação da identidade cultural do território. Todos os anos, em dezembro, a partir desta data, celebraremos nossa Majestade o Samba, no bairro da Glória”.
 
“Faremos uma belíssima homenagem aos músicos, compositores e produtores, que através das rodas de samba, choros e blocos de carnavais, fizeram e fazem deste bairro um celeiro de bambas, criativos, que compõem e cantam sambas em verso e prosa. Uma cultura genuinamente brasileira, de matriz africana, que merece respeito e reconhecimento público”. avalia Wilson Guedes, presidente da Associação de Moradores AMA – Glória.
 
Com apoio da Associação de Moradores e Amigos da Glória (AMA – Glória), realizam um grande encontro, dia 2 de dezembro, a partir das 13h. Aberto ao público.
Dia Nacional do Samba na Glória
 
Roda de samba com a Gloriosa, Sambastião e Time de Crioulo
2 de dezembro | domingo | a partir das 13h
Entrada Gratuita | Feira Popular da Glória 
Av. Augusto Severo, s/n – Glória – RJ
Informações:  98031 0809 
Realização: Gloriosa, Sambastião e Time de Crioulo
Apoio Cultural: Associação de Moradores e Amigos da Glória / Coletivo Sindicato do Samba / Rede Carioca de Rodas de Samba
Por Rozangela Silva

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 2

  1. Olá, Anderson.
    Muito legal sua página. Eu a encontrei enquanto procurava notícias sobre agenda do dia 20 de janeiro na Glória. Você sabe algo para me informar?
    Axéabraço.

    1. Obrigado, Conceição por nos acompanhar. Ainda não sabemos sobre esse evento, mas caso você saiba antes de nós nos avise e divulgaremos. Continue junto com a gente em 2019!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade