» Post

N’KINPA- NÚCLEO DE CULTURAS NEGRAS E PERIFÉRICAS

Em tempos de desencantos, encantar-se é a premissa

 

“É importante que problematizemos a educação reconhecendo os equívocos praticados, para então buscarmos uma saída original, potente e incômoda. Estamos convencidos de que nós, educadores, temos uma tarefa urgente: precisamos nos deseducar do cânone limitador para que tenhamos condições de ampliar os horizontes do mundo, nossos e das nossas alunas e alunos. Educação deve gerar gente feliz, escrevendo, batendo tambor, dando pirueta, imitando bicho, fazendo ciência e gingando com gana de viver” – FOGO NO MATO – A CIÊNCIA ENCANTADA DAS MACUMBAS. RUFINO, SIMAS (PÁG. 19)

A N’KINPA- Núcleo de Culturas Negras e Periféricas realizará juntamente com artistas e coletivos parceirxs uma festa a partir da premissa de Beto Sem Braço “O que espanta a miséria é a festa”. Festa para espantar e curar as doenças sociais que nos separam de nossas raízes ancestrais, que minorizam, folclorizam e marginalizam as nossas ciências, despedaçando por meio de violências culturais e estruturais nossos vínculos.

… Se os conhecimentos são produzidos e encantados nos cruzos, eles não podem ser detidos e mantidos sobre a posse de um único agente. Eles devem se manter em mobilidade, em constantes fluxos,

 em encontros, contaminações, afetos.” FOGO NO MATO – A CIÊNCIA ENCANTADA DAS MACUMBAS. RUFINO, SIMAS.

Como nos remontarmos numa sociedade que coopta almas/arte para servir interesses políticos e egocêntricos? Que caminhos podemos descobrir? Como incluirmos uns aos outros nas nossas co-existências, fortalecendo vínculos e recriando futuros? 

A festa dentro de nossa cultura afro- indígena- brasileira cura as mazelas geradas pelos carregos coloniais, que violentam nossos corpos e subjetividades.

A N”KINPA quer promover encontros, cruzamentos, encruzilhadas pedagógicas sobre as ciências de brincar. A potência de cada criança em se descobrir, se entender a partir de seu passado, se fortalecendo para um futuro pleno de vínculos, para assim tomar seu lugar de protagonismo no mundo. Encantar sua própria história, porque novamente: “Educação deve gerar gente feliz, escrevendo, batendo tambor, dando pirueta, imitando bicho, fazendo ciência e gingando com gana de viver”

O evento será um encontro festivo, artístico e formativo. Na festa haverá samba, roda de conversa sobre infância, ancestralidade e cultura, empreendedorxs pretxs, apresentação de dança, comida e música!

DATA: 27/07/2019- SÁBADO

LOCAL: RUA DOS AFLITOS, LIBERDADE- SÃO PAULO

HORÁRIO DE INÍCIO: 16H

ORGANIZADORAS:

JOICE JANE TEIXEIRA- 99230-9184 joicejaneteixeira@gmail.com

SUELEN RIBEIRO- 11 9 8302-2973  sabiagem@gmail.com

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade