» Post

Neste fim de semana programação gratuita no bairro do Bixiga, promovida pela Casa Sincopada

Espaço cultural explora a vocação boêmia e cultural do bairro, com música brasileira, gastronomia e encontros de literatura e exposição, incluindo um roteiro especial para o público infantil.

A Casa Sincopada – Som & Saberes, espaço cultural do Bixiga, está com uma programação especial. Sábado (07), tem roda de conversa com o coletivo Mobiliza Saracura Vai-Vai; bate-papo com a jornalista Claudia Alexandre; roda de samba com Thobias da Vai-Vai e o som da DJ Evelyn Cristina. No domingo (08), tem atividade infantil, exibição do documentário O Bixiga É nosso, de Rubens Crispim Jr e show do grupo Samba de Dandara.

Confira a programação completa:

Sábado (07)

16h-17h – Uma estação histórica no Bixiga? A luta por um metrô com preservação

Roda de conversa com ativistas do movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai, que atua na defesa e proteção do patrimônio afro-cultural do Bixiga, desde a instalação do canteiro de obras para a nova estação da Linha-6 Laranja, no mesmo local onde funcionava a escola de samba Vai-Vai, que depois de 50 anos foi desalojada para início da construção. Um projeto que tem causado muitos transtornos para os moradores. 

Convidados:

Flávia Brito (arquiteta e historiadora, professora da FAUUSP, pós-doutorado pela Universidade de Paris Panthéon-Sorbonne, autora do livro “Blocos de Memórias: habitação social, arquitetura moderna e patrimônio cultural” EDUSP/FAPESP, 2016). 

Marília Belmonte (historiadora, sambista (FFLCH/USP), Pesquisadora nas áreas de memória, oralidades e festejos populares afro-diaspóricos, com ênfase no Carnaval das escolas de samba paulistanas e a centralidade da agência feminina nas festas e comunidades de samba).

Mário Medeiros (sociólogo, professor da Unicamp) e Rafael Funari (advogado, assistente jurídico do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Membro do grupo de pesquisa “Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica” (CAPPH – UNIFESP). Também participa do Salve Saracura). 

Mediação: Adriana Terra (jornalista, pesquisadora doutoranda em Mudança Social e Participação Política pela EACH-USP e Mestra em Estudos Culturais, ambos pela EACH-USP.

17h00 _ 18h30 – Samba e Religiões afro-brasileiras

Bate-papo literário com a Jornalista e cientista da religião, Claudia Alexandre, referência nos estudos sobre samba e escolas de samba de São Paulo. Autora de livros como “Orixás no Terreiro Sagrado do Samba – Exu e Ogum no Candomblé da Vai-Vai”  e “Exu-Mulher e o Matriarcado nagô”, sobre masculinização, demonização e tensões de gênero na formação dos candomblés, vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, ambos pela Editora Aruanda.  Doutora em Ciência da Religião e pós-doutoranda em Antropologia, pesquisando sambas, escolas de samba e tradições de matrizes africanas e indígenas. Comentarista de Desfiles do Carnaval de São Paulo. Após o bate-papo haverá sessão de autógrafos das obras. 

Mediação: Lyllian Bragança – jornalista, sambista e capoeirista.

18h30 ­_ 20h00 – Thobias da Vai-Vai

O cantor comanda a roda de samba com clássicos do samba e do carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro.  Thobias é considerado um dos maiores intérpretes do samba por muitos especialistas. Em seu histórico junto à Escola de Samba Vai-Vai, foi presidente, é presidente de Honra e como puxador de samba-enredo foi premiado diversas vezes junto a agremiação. Com uma voz de timbre especial, ele interpreta e emociona a todos por onde passa. Possui diversos prêmios como intérprete, e viajou por diversas partes do mundo levando o samba e toda a sua ‘brasilidade’, como um ‘discípulo de Osvaldo Sargentelli’, forma carinhosa como se apresenta o próprio artista, que foi com quem conviveu e aprendeu os primeiros passos sobre o mundo do samba. Em 2006, Thobias participou dos filmes “Antônia” e “O Cheiro do Ralo”. É também um dos fundadores da Afrobras, a mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares, da qual é ‘Presidente de Honra’. No repertório: “Me Leva No Seu Coração”, “80 Anos de Arte e Euforia”, “A Lua, a Jangada e o Amor” e muito mais!

20h00 _ 23h00 – Dj Evelyn Cristina

Criadora do Balaio Groove, Evelyn Cristina apresenta samples que mixam um repertório eclético da música de todos os tempos. Em uma interatividade rítmica, música e memória proporcionam o encontro de várias sonoridades afetivas repletas de reflexões etno-musicais, sincopadas que trazem muito samba, maracatu, afrobeat e outras sonoridades e harmonias. O repertório rememora o projeto criado há 15 anos, que já passeou por uma série de mostras e festivais de arte no Brasil e em países como França, Itália, Alemanha e Portugal.

Domingo, 8 de setembro

14h00 _ 15h00 – Atividade Infantil – uma programação para a toda a família, com atividades, oficinas, brincadeiras no espaço kids.

16h30­ _ 17h45 – Exibição do Documentário “O Bixiga é Nosso”

Dirigido por Rubens Crispim Jr. (The Neighborhood is Ours! – Brasil – SP, 2023, 73″). 

Sinopse – Iniciado nos anos 1980, o bem-sucedido processo de tombamento patrimonial que preserva a história arquitetônica do bairro do Bixiga.

18h00 _ 21h00 – Samba de Dandara 

Roda de samba com o grupo de mulheres Samba de Dandara. Samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba.  Fundado em 2012, a banda propõe debates sobre ancestralidade e protagonismo feminino no samba e na sociedade. Em sua formação traz Maíra da Rosa (voz), Amanda Lima (violão 6 cordas e coro), Laís Oliveira (cavaco e coro), Mariana Rhormens (flauta transversal e percussão) Na Lia alvez (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão).

A Casa Sincopada

Criada pela empreendedora e produtora cultural Louise Bonassi, a Casa Sincopada funciona na Rua Treze de maio, 586, na principal via que atravessa o bairro do Bixiga. O local se une às memórias e tradições de um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de São Paulo. O nome convidativo é definido pela palavra que remete, especialmente, à música popular brasileira, ao samba, ao forró, ao chorinho, expressões que se caracterizam pela síncope ou sincopa. É aquele balanço que vem do som que não é contínuo, é separado por intervalos e cheio de cadência. Em resumo, a Casa Sincopa é lugar onde ninguém fica parado.

A programação une a musicalidade com os saberes de todas as gerações, valorizando a nossa brasilidade e oferecendo encontros inusitados e descontraídos, no palco, na roda de conversa e no cardápio com comidinhas e bebidas.

A proposta é acolher todas as linguagens artístico-culturais, de literatura, exposições, workshops, lançamentos, degustações, oferecendo também estrutura para eventos sociais e corporativos.

Serviço

Casa Sincopada – Som & Saberes

Rua Treze de Maio, 586 – Bixiga

Horário de Funcionamento: Sexta-feira, das 19h-23h; Sábado das 16h-23h e Domingo das 14h-21h.

Café Sincopada – das 10h-18 h

Capacidade: 240

Aceita todos os cartões e PIX.

Não tem estacionamento próprio.

Consulte nosso cardápio (lanches, espetinhos, drinks e bebidas não alcoólicas)

Instagram: @casa_sincopada

Texto: Camila Alexandre

Imagens: divulgação

Edição e revisão: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade