» Post

Negligenciada pela própria direção; a Associação Portuguesa de Desportos tenta sobreviver no cenário do futebol nacional.

Outrora a quinta força do futebol Paulista; a Lusa como é chamada carinhosamente, perdeu o status de equipe grande, sofre com as seguidas más administrações e busca reviver seus dias de Glórias.

Início da derrocada:

Vice-campeã Brasileira de 1996, a equipe do bairro do Canindé; uma década depois; em 2006, iniciava uma queda livre, inédita na sua história de 97 anos, (o clube foi fundado em 14 de agosto de 1920), nesta temporada, a equipe sofreu seu primeiro rebaixamento, no Campeonato Paulista, da Série A-1 para a A-2, e já estava na Série B do brasileirão, rebaixada que foi na temporada de 2002, a última, antes da adoção dos pontos corridos.

Ainda mantendo a força de sua grandeza, a Portuguesa fez uma excelente campanha na temporada 2007 da Série A-2 do Paulistão, conquistando o título, diante do Rio Preto da cidade de São José do Rio Preto, e na mesma temporada conseguiu o acesso à Série A- do Brasileiro terminando a competição no 3º posto.

Na temporada de 2008, a equipe fez uma companha mediana no Paulista A-1, terminando em 10º lugar, mas no brasileiro a Portuguesa não foi Feliz e voltou a Série B, concluindo a temporada na 19ª posição; nas temporadas de 2009, 2010, o time fez boas campanhas, Ficando 5º e 6º respectivamente no paulista Série A-1 e 5ª em ambas as temporadas do brasileiro Série B

A Barcelusa, o último lampejo:

A temporada de 2011, foi especial para o time da zona norte da capital paulista,  a equipe se garantiu nas 4as de finais do Paulistão Série A-1, terminando na 8ª posição, mas foi no brasileiro da Série B, que o time Rubro-verde chamou atenção do mundo, com um  futebol alegre de toques rápidos e precisos, que lembrava o clube de maior evidencia no mundo; o Espanhol F. C. Barcelona, o futebol luso, era tão semelhante, que a Lusa recebeu o carinhoso apelido de “BARCELUSA” e sua fama correu o mundo chegando até mesmo na Espanha mais precisamente, no F. C. Barcelona.

O time da colônia portuguesa no Brasil, fez um campeonato brilhante, conquistou o acesso a Série A  do Brasileirão de 2012, com “apenas 7 rodadas de antecedência”, e de quebra ainda revelou atletas como; Ananias (Ananiesta, em alusão ao craque  espanhol Iniesta) e Diogo entre outros, além de garantir a melhor campanha da história da Série B do brasileiro.

Com a a grande campanha de 2011, a Lusa surgiu como a favorita para vencer tudo em 2012, mas foi aí que começou a acelerada queda da equipe da Portuguesa, a princípio o surpreendente rebaixamento para a Série A-2, na temporada de 2013, apesar de se manter na Séria A do Brasileiro.

Caso Heverton; o imbroglio:

A temporada 2013 do Campeonato Brasileiro Série A, ficou marcada pelo polêmico rebaixamento da Lusa, a equipe que havia brigado ao longo de toda a competição; contra a zona da morte, tinha conseguido se livrar da degola, com uma rodada de antecedência, mas na última rodada por um “erro” de sua direção, que escalou o meia Heverton, que estava punido, o clube perdeu 4 pontos e foi rebaixado,  para Série B e o beneficiado por essa situação foi o Fluminense, clube carioca, famoso por suas manobras nos tribunais, (o chamado tapetã0), até hoje este “erro” não foi esclarecido e ninguém foi responsabilizado.

O caso, é que a Portuguesa foi pra Série B em 2014, e num ambiente muito conturbado, a equipe fez uma péssima campanha e terminou na lanterna do campeonato, sendo rebaixada pela 2ª vez consecutiva. indo parar na Série C do brasileiro de 2015.

Na temporada de 2015, a Lusa conseguiu a classificação para a segunda fase da competição mas parou por ai e continuou na Série C; em 2016; a campanha do time Rubro-Verde, foi ainda pior e a equipe parou na primeira fase do campeonato e na zona de rebaixamento para a Série D do brasileiro de 2017.

Mas a situação da Portuguesa ainda podia piora e piorou, a equipe de São Paulo  não conseguiu, superar nem mesmo a 1ª fase da competição; na última rodada da fase de classificação, a Lusa visitou a equipe da Desportiva de Vitória no Espirito Santo, foi derrotada pelo placar de 1 gol a zero e se despediu da Série B do Brasileiro, ficando fora de todas as competições em nível nacional.

Tentando se reerguer:

Resta ao time do Canindé, para a temporada de 2018, garantida, apenas a Série A-2 do Campeonato Paulista, e um único caminho para voltar às competições nacionais, que é a disputa da Copa Paulista 2017, que da direito ao campeão de escolher entre jogar a Copa do Brasil ou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2018, e para o vice campeão, a opção de disputar a competição descartada pelo campeão.

Início da retomada, com o pé direito:

Neste final de semana; 1º e 2 de Julho aconteceu a abertura das disputas da Copa Paulista de 2017, e a Portuguesa de Desportos recebeu na 3ª feira, (4), ás 20:00 h, no Estádio Dr. Osvaldo Teixeira Duarte, o Canindé, a equipe da Portuguesa Santista; para o clássico da colonia; e se deu bem; vencendo o rival  por 1 gol a zero; tento Marcado pelo  centro avante camisa 9, Bruno, aos 11 minutos do 1º tempo; em jogo válido pela 1ª rodada do Grupo 3 da competição, final Portuguesa de Desportos 1 x 0 Portuguesa de Santos.

Com esta vitória,  a Portuguesa assume a liderança da chave com 3 pontos ganhos; seguida pelas equipe do, Santos, São Caetano, Taubaté, Juventus, Nacional e Água Santa com um ponto cada e na lanterna a Portuguesa Praiana, que ainda não Pontuou; veja a tabela atualizada do Grupo 3:

Próximo Compromisso:

Neste Sábado, (8), às 1500 h, a equipe Rubro-verde visita no Estádio Nicolau Alayon, a Comendador Souza, a equipe do Nacional A. C. em partida válida pela 2ª rodada da Copa Paulista 2017, tentando manter a liderança da chave.

Ficha técnica: 

http://2016.futebolpaulista.com.br/sumulas2.php?cat=70&cam=100&jog=10&ano=2017

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade