Outrora a quinta força do futebol Paulista; a Lusa como é chamada carinhosamente, perdeu o status de equipe grande, sofre com as seguidas más administrações e busca reviver seus dias de Glórias.
Início da derrocada:
Vice-campeã Brasileira de 1996, a equipe do bairro do Canindé; uma década depois; em 2006, iniciava uma queda livre, inédita na sua história de 97 anos, (o clube foi fundado em 14 de agosto de 1920), nesta temporada, a equipe sofreu seu primeiro rebaixamento, no Campeonato Paulista, da Série A-1 para a A-2, e já estava na Série B do brasileirão, rebaixada que foi na temporada de 2002, a última, antes da adoção dos pontos corridos.
Ainda mantendo a força de sua grandeza, a Portuguesa fez uma excelente campanha na temporada 2007 da Série A-2 do Paulistão, conquistando o título, diante do Rio Preto da cidade de São José do Rio Preto, e na mesma temporada conseguiu o acesso à Série A- do Brasileiro terminando a competição no 3º posto.
Na temporada de 2008, a equipe fez uma companha mediana no Paulista A-1, terminando em 10º lugar, mas no brasileiro a Portuguesa não foi Feliz e voltou a Série B, concluindo a temporada na 19ª posição; nas temporadas de 2009, 2010, o time fez boas campanhas, Ficando 5º e 6º respectivamente no paulista Série A-1 e 5ª em ambas as temporadas do brasileiro Série B
A Barcelusa, o último lampejo:
A temporada de 2011, foi especial para o time da zona norte da capital paulista, a equipe se garantiu nas 4as de finais do Paulistão Série A-1, terminando na 8ª posição, mas foi no brasileiro da Série B, que o time Rubro-verde chamou atenção do mundo, com um futebol alegre de toques rápidos e precisos, que lembrava o clube de maior evidencia no mundo; o Espanhol F. C. Barcelona, o futebol luso, era tão semelhante, que a Lusa recebeu o carinhoso apelido de “BARCELUSA” e sua fama correu o mundo chegando até mesmo na Espanha mais precisamente, no F. C. Barcelona.
O time da colônia portuguesa no Brasil, fez um campeonato brilhante, conquistou o acesso a Série A do Brasileirão de 2012, com “apenas 7 rodadas de antecedência”, e de quebra ainda revelou atletas como; Ananias (Ananiesta, em alusão ao craque espanhol Iniesta) e Diogo entre outros, além de garantir a melhor campanha da história da Série B do brasileiro.
Com a a grande campanha de 2011, a Lusa surgiu como a favorita para vencer tudo em 2012, mas foi aí que começou a acelerada queda da equipe da Portuguesa, a princípio o surpreendente rebaixamento para a Série A-2, na temporada de 2013, apesar de se manter na Séria A do Brasileiro.
Caso Heverton; o imbroglio:
A temporada 2013 do Campeonato Brasileiro Série A, ficou marcada pelo polêmico rebaixamento da Lusa, a equipe que havia brigado ao longo de toda a competição; contra a zona da morte, tinha conseguido se livrar da degola, com uma rodada de antecedência, mas na última rodada por um “erro” de sua direção, que escalou o meia Heverton, que estava punido, o clube perdeu 4 pontos e foi rebaixado, para Série B e o beneficiado por essa situação foi o Fluminense, clube carioca, famoso por suas manobras nos tribunais, (o chamado tapetã0), até hoje este “erro” não foi esclarecido e ninguém foi responsabilizado.
O caso, é que a Portuguesa foi pra Série B em 2014, e num ambiente muito conturbado, a equipe fez uma péssima campanha e terminou na lanterna do campeonato, sendo rebaixada pela 2ª vez consecutiva. indo parar na Série C do brasileiro de 2015.
Na temporada de 2015, a Lusa conseguiu a classificação para a segunda fase da competição mas parou por ai e continuou na Série C; em 2016; a campanha do time Rubro-Verde, foi ainda pior e a equipe parou na primeira fase do campeonato e na zona de rebaixamento para a Série D do brasileiro de 2017.
Mas a situação da Portuguesa ainda podia piora e piorou, a equipe de São Paulo não conseguiu, superar nem mesmo a 1ª fase da competição; na última rodada da fase de classificação, a Lusa visitou a equipe da Desportiva de Vitória no Espirito Santo, foi derrotada pelo placar de 1 gol a zero e se despediu da Série B do Brasileiro, ficando fora de todas as competições em nível nacional.
Tentando se reerguer:
Resta ao time do Canindé, para a temporada de 2018, garantida, apenas a Série A-2 do Campeonato Paulista, e um único caminho para voltar às competições nacionais, que é a disputa da Copa Paulista 2017, que da direito ao campeão de escolher entre jogar a Copa do Brasil ou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2018, e para o vice campeão, a opção de disputar a competição descartada pelo campeão.
Início da retomada, com o pé direito:
Neste final de semana; 1º e 2 de Julho aconteceu a abertura das disputas da Copa Paulista de 2017, e a Portuguesa de Desportos recebeu na 3ª feira, (4), ás 20:00 h, no Estádio Dr. Osvaldo Teixeira Duarte, o Canindé, a equipe da Portuguesa Santista; para o clássico da colonia; e se deu bem; vencendo o rival por 1 gol a zero; tento Marcado pelo centro avante camisa 9, Bruno, aos 11 minutos do 1º tempo; em jogo válido pela 1ª rodada do Grupo 3 da competição, final Portuguesa de Desportos 1 x 0 Portuguesa de Santos.
Com esta vitória, a Portuguesa assume a liderança da chave com 3 pontos ganhos; seguida pelas equipe do, Santos, São Caetano, Taubaté, Juventus, Nacional e Água Santa com um ponto cada e na lanterna a Portuguesa Praiana, que ainda não Pontuou; veja a tabela atualizada do Grupo 3:
Próximo Compromisso:
Neste Sábado, (8), às 1500 h, a equipe Rubro-verde visita no Estádio Nicolau Alayon, a Comendador Souza, a equipe do Nacional A. C. em partida válida pela 2ª rodada da Copa Paulista 2017, tentando manter a liderança da chave.
Ficha técnica:
http://2016.futebolpaulista.com.br/sumulas2.php?cat=70&cam=100&jog=10&ano=2017