No último sábado, 22, ocorreu no Auditório do Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, o lançamento da história em quadrinhos “Pretos em Campo: Associação Atlética São Geraldo”, com direito à bate-papo com os quatro idealizadores do projeto: Aline Pizzol, Marcus Ecclissi, Everton Apolinário e Sidnei Júnior, conhecido como “O Homem Saudade”, artista e desenhista responsável pela obra. A mediação ficou por conta do Sérgio Luiz de Souza, Professor Doutor que atua na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Amigos de longa data, os quatro formaram no ano de 2020 o coletivo cultural “Ludogriô“, que tem o intuito de, por meio do ponto de vista interdisciplinar (Artes Visuais, Ciências Sociais, História e Geografia), dar visibilidade às narrativas pretas nas práticas esportivas, apagadas da história oficial.
Na obra em si, os autores se debruçaram sobre a trajetória da Associação Atlética São Geraldo, um dos primeiros clubes esportivos formados por pessoas pretas da cidade de São Paulo, abordando aspectos comuns com outras agremiações da época, dando destaque à militância e ativismo negros em defesa do direito ao lazer e esporte, além da luta para inserção nos campeonatos e torneios oficiais no início do século 20.
Além do diálogo com os autores, o evento de também teve a apresentação musical do grupo de samba “Baba de Quiabo“, encabeçado pelos artistas Alexandre de Carvalho e Vânia Durães, que trouxeram músicas tradicionais da Barra Funda, local onde se passa a história e que é conhecido como o “Berço do Samba de São Paulo”; a venda de exemplares da HQ e tarde de autógrafos e dedicatórias.
Vale destacar que o livro, apesar de ter sido elaborado por especialistas de diversas áreas do conhecimento, trata-se de uma obra voltada ao público infanto-juvenil e que também tem o objetivo de alcançar a sala de aula, indo ao encontro das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que obriga o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas.
“Nosso projeto busca contribuir para as relações étnico-raciais e de representatividade negra, tão urgentes e caras ao nosso país, cuja maioria da população se autodeclara negra, mas ainda é, sistematicamente, excluída dos currículos escolares e acadêmicos”, reforça Marcus Ecclissi, historiador.
O projeto é resultado da fomentação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC).
Informações de serviço:
Título: “Pretos em Campo: Associação Atlética São Geraldo”;
Data de lançamento: 22/10/2022 – 1a edição;
– Para compras, entre em contato com o Coletivo Ludogriô – @ludogrio (Instagram).
Link: https://instagram.com/ludogrio?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Integrantes Ludogriô:
– Aline Pizzol (cientista social): @pizzol.aline
– Everton Apolinário (geógrafo): @evertoncapolinario
– Marcus Ecclissi (historiador): @mecclissi
– Sidnei Júnior – “O Homem Saudade” (artista): @o_homem_saudade
Baba de Quiabo:
Alexandre de Carvalho: @ale_moreiradasilva e Vânia Durães: @vaniaduraesreco
Fotografia do evento:
Gabriel Guarany: @guaranygabriel
Assessoria de Imprensa:
Paloma Amorim: @paloma_jesus