» Post

Museu do Futebol promove lançamento da HQ “Pretos em Campo: Associação Atlética São Geraldo”

No último sábado, 22, ocorreu no Auditório do Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, o lançamento da história em quadrinhos “Pretos em Campo: Associação Atlética São Geraldo”, com direito à bate-papo com os quatro idealizadores do projeto: Aline Pizzol, Marcus Ecclissi, Everton Apolinário e Sidnei Júnior, conhecido como “O Homem Saudade”, artista e desenhista responsável pela obra. A mediação ficou por conta do Sérgio Luiz de Souza, Professor Doutor que atua na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Amigos de longa data, os quatro formaram no ano de 2020 o coletivo cultural “Ludogriô“, que tem o intuito de, por meio do ponto de vista interdisciplinar (Artes Visuais, Ciências Sociais, História e Geografia), dar visibilidade às narrativas pretas nas práticas esportivas, apagadas da história oficial.

Na obra em si, os autores se debruçaram sobre a trajetória da Associação Atlética São Geraldo, um dos primeiros clubes esportivos formados por pessoas pretas da cidade de São Paulo, abordando aspectos comuns com outras agremiações da época, dando destaque à militância e ativismo negros em defesa do direito ao lazer e esporte, além da luta para inserção nos campeonatos e torneios oficiais no início do século 20.

Além do diálogo com os autores, o evento de também teve a apresentação musical do grupo de samba “Baba de Quiabo“, encabeçado pelos artistas Alexandre de Carvalho e Vânia Durães, que trouxeram músicas tradicionais da Barra Funda, local onde se passa a história e que é conhecido como o “Berço do Samba de São Paulo”; a venda de exemplares da HQ e tarde de autógrafos e dedicatórias.

Vale destacar que o livro, apesar de ter sido elaborado por especialistas de diversas áreas do conhecimento, trata-se de uma obra voltada ao público infanto-juvenil e que também tem o objetivo de alcançar a sala de aula, indo ao encontro das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que obriga o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas.

“Nosso projeto busca contribuir para as relações étnico-raciais e de representatividade negra, tão urgentes e caras ao nosso país, cuja maioria da população se autodeclara negra, mas ainda é, sistematicamente, excluída dos currículos escolares e acadêmicos”, reforça Marcus Ecclissi, historiador.

O projeto é resultado da fomentação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (ProAC).

 

 

 

 

 

Informações de serviço:

Título: “Pretos em Campo: Associação Atlética São Geraldo”;

Data de lançamento: 22/10/2022 – 1a edição;

– Para compras, entre em contato com o Coletivo Ludogriô – @ludogrio (Instagram).

Link: https://instagram.com/ludogrio?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Integrantes Ludogriô:

– Aline Pizzol (cientista social): @pizzol.aline

– Everton Apolinário (geógrafo): @evertoncapolinario

– Marcus Ecclissi (historiador): @mecclissi

– Sidnei Júnior – “O Homem Saudade” (artista): @o_homem_saudade

 

Baba de Quiabo:

Alexandre de Carvalho: @ale_moreiradasilva e Vânia Durães: @vaniaduraesreco

Fotografia do evento:

Gabriel Guarany: @guaranygabriel

Assessoria de Imprensa:

Paloma Amorim: @paloma_jesus

O JE VAI ATÉ O “GIBI SP FESTIVAL 2022”

 

 

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade