» Post

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira lança site com apoio da Unesco e Prefeitura do Rio

O histórico da Gamboa e a relação com o Cais do Valongo, um marco na história da civilização Brasileira reconhecido como Patrimônio da Humanidade, diante da tela 

Ainda com seu espaço físico fechado ao público, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab) acabou de ganhar um site novo, fruto de uma cooperação internacional com a Unesco e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e em parceria com o projeto Territórios Negros. O lançamento está marcado para esta quinta-feira, 13 de maio.

“Dia 13 é o Dia da Abolição da Escravatura, e muitos comemoram esta data fazendo alusão à “bondade” da monarquia brasileira ao libertar os escravizados. Um espaço como o Muhcab é imprescindível para discutir e questionar esta “liberdade”, e nosso site é uma das propostas de dar visibilidade aos artistas plásticos, realizadores de cultura, educadores e pensadores, negros e negras que escrevem e escreveram a história da cultura brasileira antes e depois do 13 de maio”, ressalta o diretor geral do Museu, Leandro Santanna.

Muhcab é um Museu de Território e contempla lugares como a Escola José Bonifácio, a Pedra do Sal, o Largo São Francisco da Prainha e o Cais do Valongo. Estes espaços têm papel fundamental no resgate, preservação e revitalização da memória afro-brasileira. 

Nesta nova plataforma, os visitantes poderão conhecer mais da história da instituição e sua representatividade, além de poderem entrar em contato de maneira mais fácil e saberem das ações virtuais que serão organizadas.

Segundo Santanna, o Muhcab pretende dinamizar o conteúdo do site, realizar webinários e atualizar periodicamente a agenda de eventos e a galeria de imagens, “para que o público conheça mais do acervo e do planejamento de reabertura”.

Acesse rio.rj.gov.br/web/muhcab

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Respostas de 2

  1. Imprescindível esse espaço em que se destina a discutir e valorizar a questão da cultura negra e desconstruir a colonização que é estrutural!
    Fico motivada a conhecer virtualmente e quando for possível ser presencial também! Muita energia e realizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade