Pesquisar
Close this search box.

» Post

Mulheres negras lançam livro em São Paulo

Dois eventos literários agitaram a cidade de São Paulo na noite de terça-feira (30\04) e mostraram como o feminismo negro e antirracista está ganhando força no país.

Em plena terça-feira, pessoas interessadas no movimento negro e na fala das mulheres negras lotaram dois espaços culturais da cidade: o Centro Cultural São Paulo e a biblioteca Mário de Andrade, onde foram lançados livros de mulheres negras e contra o racismo.

No Centro Cultural aconteceu o lançamento do livro Racismo Recreativo, de Adilson José Moreira, e relançamento da Coleção Feminismos Plurais, coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro. Esse segundo, agora, em parceria com o selo Sueli Carneiro e editora Pólen. Estiveram presentes os autores dos livros, lideranças do movimento negro e políticos, como o vereador Eduardo Suplicy.

Os eventos contaram com shows da cantora Paula Lima e do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, que animaram o espaço lotado, com músicas de resistência negra e feminista.

Marcaram presença: Djamila Ribeiro, Sueli Carneiro, Joice Berth, Juliana Borges, Silvio Luis de Almeida, Carla Akotirene, Adilson José Moreira.

Mais lançamento e homenagens a grande Tula Pilar

Na Biblioteca Mário de Andrade, mulheres, negras em sua maioria, contavam suas histórias, trajetórias, ancestralidade e superações no lançamento do livro “Inovação ancestral de mulheres negras: táticas e políticas do cotidiano”.

Vinte e seis mulheres negras de diferentes idades, formações, experiências e condições socioeconômicas narram suas memórias e afetos neste livro. O livro contou com autoria de Tula Pilar, que nos deixou tão precocemente  no último 11 de abril. A poeta, atriz, educadora e escritora, ocupa um espaço importante no cenário literário e nos movimentos negro e de mulheres. A noite foi uma homenagem à Tula Pilar, com a presença de seus filhos, filhas, amigas e amigos. Noite para lembrar que a resistência é negra e feminista!

Autoras do livro “Inovação ancestral de mulheres negras: táticas e políticas do cotidiano”:

Alessandra Ribeiro, Ariane Cor, Beth Beli, Carmen Faustino, Carolina Rocha Silva (Dandara Suburbana), Cléo Dias, Dalva Regina Santos, Débora Marçal, Jackeline Romio, Lara Dee, Lívia Milena da Silva, Luana Bayô, Luana Vieira, Lucia Makena, Luciana Bento, Luciana Reis, Maitê Freitas, Maria de Jesus Santana, Marli de Fátima Aguiar, Miriam Nobre, Nega Duda, Sandra Silva, Silvana Bahia, Tula Pilar, Vanessa Nascimento, Winnie Bueno

Nota: colaboraram na matéria Ana Grein (Texto e Foto), Valéria SIlvestre (Foto) e Sergio Pereira (fotos).

Foto de capa: Carla Akotirene, uma das autoras da coleção Feminismos Plurais.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade