Faleceu na segunda-feira, 11/07, o militante negro e mídia ativista Anderson José Francisco, o Anderson Jhon, solteiro, aos 41 anos, de infarto fulminante.
Um militante pelo bairro onde nasceu
Anderson, enquanto diretor do Centro Cultural Jabaquara – CCJ mudou o nome do aparelho municipal para CENTRO DE CULTURAS NEGRAS DO JABAQUARA “MÃE SYLVIA DE OXALÁ” – CCNJ em homenagem a yalorixá, apontando para o compromisso com a cultura afro-brasileira. Desenvolveu muitos outros projetos. Foi apresentador de programa de rádio na Baixada Santista, organizador da premiação “Agito Cultural“, criador dos programas “Pop Stilo” e “Quebrada Power”, na internet, entre tantas outras ações em prol da comunidade do Jabaquara. Uma grande liderança local.
Obrigado, Anderson
Estávamos no CCJ, lá no início de 2016, quando ele vira e me fala: “Por que você não faz um jornal?”. Eu disse: “Verdade, eu sempre quis”. Talvez nem ele acreditasse que meses depois estaria nascendo a mídia que viria ser a voz dos invisíveis. Passado alguns anos sempre lembrávamos com humor que uma simples provocação faria nascer o Jornal Empoderado.
No fim do ano (2016) meu xará me indicou para receber o premio “Agito Cultural 2016“. Estive com meus pais, na ALESP, recebendo minha primeira premiação. Inesquecível.
Anderson tinha sorriso fácil e foi um grande comunicador. Deixa inúmeros projetos que visavam melhorar o Jabaquara e principalmente a vida das crianças e jovens.
Descanse em paz querido e obrigado por tudo.” – Anderson Moraes, idealizador do Jornal Empoderado.
Amigos falam de Anderson
Pegou a todos de surpresa o falecimento de Anderson. Ativistas como Marcelo Cavanha, da Rede Quilombação e da CUFA, Elza Santos, Andreia Oliveira, Mari Medeiros, da UNEGRO e tantas outras pessoas manifestaram tristeza e consternação com o ocorrido.
“Não estou acreditando até agora. Passa um filme na cabeça o jeito arrojado dele, alegre, extrovertido. Amava fazer ações com os jovens da comunidade do Jabaquara. Amava vir nas festas de família aqui em casa. Ele brincava que nós éramos chiques por causa do sobrenome (risos). Estou sem chão. Muito jovem, cheio de vida… Vai deixar saudades. Gostava de holofotes, palco, enfim, glamour. Ele vai brilhar lá no céu” – Débora Regina, prima.
“Anderson John era um cara alegre que, independente do posicionamento ideológico, gostava de fazer amigos. Um verdadeiro representante da comunidade. Repouse em paz, meu irmão.” – Cleuder de Paula, Associado-Diretor Ashanti Network
O Velório
O velório será dia 13/07, a partir das 9h às 15h, na Rua: Arsênio Tavorelli, 45. Jd. Oriental – Jabaquara/SP (Centro Cultural do Jabaquara).
Nota: Obrigado a Débora Regina, Luanda e Denise (família), Andreia Oliveira, Mari Medeiros e Marcelo Cavanha.
Respostas de 3
Anderson John , descanse em paz querido .
Vc fez sua missão com amor aos seus , honrou seus irmãos de ativismo e deu o seu melhor .
Só podemos dizer : Obrigado por somar conosco nesta luta contra racismo. GRATIDÃO
Forte e afetuoso abraço, Anderson, pois é muito doloroso quando uma amigo-irmão de sonhos parte e nos deixa a tarefa da continuidade.
Anderson Jornal Empoderado obrigada querido matéria sobre falecimento do Anderson John ontem ficou ótima em familiares e dos amigos e amigas. Andreia Oliveira Ativista Coach Vozes da Rexistência