» Post

whatsapp-image-2016-11-23-at-14-17-05

Texto: Felipe Soares Dias

A primeira vez que entrei no mundo dos X-men foi com o desenho animado dos anos 90, apesar de não entender todo o contexto apresentado, os personagens marcaram muito a minha infância. Só mais tarde fui entender o motivo da empatia que dividia com os heróis com genes X.

Os X-men são uma criação do Gênio Stan Lee, o quadrinista foi responsável por dar vida a grande parte do universo da editora Marvel. Lee acrescentou aos seus personagens traços e motivações mais humanas, essas características aproximavam os leitores dos heróis. Criados em 1963, Stan Lee se inspira nos movimentos pelos direitos civis dos negros norte-americanos para dar vida aos X-men.

aeregbret-1

Apesar de serem semelhantes ao Quarteto Fantástico ou ao Homem Aranha, os mutantes da história dos X-men nascem com uma mutação que dá os seus poderes, por essa razão não são considerados humanos, a pequena diferença é o suficiente para a sociedade temer e atacar os mutantes. Na busca pelo diálogo entre mutantes e humanos o professor Xavier tem o “sonho” da coexistência pacifica, bem parecido com o Doutor King, líder dos movimentos dos direitos civis dos negros norte-americanos.

Para fazer alusão ao Malcolm X, o quadrinista criou Magneto. O mutante revolucionário também acreditava que todo meio era necessário para se defender – não lembra a segregação racista dos EUA? – Essas temáticas resultaram em histórias fantásticas e com o tempo Magneto acaba por se tornar um terrorista afastando-se da imagem de Malcolm X.

Sem dúvida os X-men tem uma característica única em passar um sentimento de pertencimento, uma reflexão sobre intolerância e empoderamento.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade