Mundial de 1994. o atual técnico na época da seleção canarinho, Carlos Alberto parreira cunhou a polemica frase que o “Gol” era um detalhe dentre tantos outros aspectos que levam um time a vitória. Motivo de piadas e reflexões, o que importa que sem o gol não tem motivo para existir o futebol. A torcida espera por este momento, muitas vezes mais que o próprio salário no fim\começo do mês.
Muitos narraram magistralmente este momento, outros fotografaram e alguns assistiram ou ouviram falar de gols memoráveis. A Rua Javari teve o “maior” público da historia do futebol. Sim, se contarmos todos os torcedores(a) que dizem ter visto o lance ( Juventus-SP x Santos) onde o Rei Pelé deu três chapéus em cima de jogadores do Juventus na vitória por 4 a 2 do time da baixada. O mesmo Pelé que em 1961, aos 20 anos, marcou um tento tão bonito no Maracanã que o falecido jornalista Joelmir Beting, impressionado, ofereceu uma placa para aquela “pintura”, com os dizeres: “Neste estádio, Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o tento mais bonito da história do Maracanã“.
Quantos torcedores jovens do Corinthians não adorariam estar naquele 13 de outubro de 1977 e gritar de emoção na quebra do jejum? Ou ver os tentos do que saiam dos jogadores do Cruzeiro do Tostão, Botafogo do Garrincha,Carlos Alberto Torres – Brasil x Itália (1970), Diego Maradona – Argentina x Bélgica (1986), Academia do Palmeiras nos pés do Divino Ademir da Guia ou a Holanda de 1974?
Hoje temos os torcedores do São Paulo F.C que torcem por gols e para que assim consigam escapar do descenso.
Seja qual for o o momento, forma ou estilo. Este é sim o lance máximo do futebol, que move multidões. Por fim, faz rico abraçar pobre. pessoas de raça, credo, sexo e opiniões diferentes se abraçarem ou chorarem juntas.
E para ILUSTRAR estes momentos batemos um papo com o Marco Antônio Sousa, ilustrador de gols. Ele que faz um lindo trabalho retratando gols de todos clubes do Brasil e do Mundo!
Je: Como começou a desenhar?
Marcos: Comecei a desenhar aos 10 anos de idade, o desenho era um hobby, comecei a aperfeiçoar e nos anos 90 comecei a usar o desenho como fonte de renda, ilustrei para Revista Placar, Gazeta do Povo (Paraná), Fox Sports (copa do Mundo 2014), entre outros, desde 2013 o que era hobby virou um oficio.
JE: Já ilustrou futebol feminino, futsal ou de time do interior?
Marcos: já ilustrei futsal feminino (futsal de lages e também seleção Brasileira de Futsal Feminina) a pedido de um amigo e também alguns gols do futebol do interior de Lages.
JE: Qual ilustração que você ainda não fez e queria ter feito?
Marcos: São muitos e muitos gols a serem ilustrados, é infinito…por isso não existe uma de preferência ou que gostaria de fazer, para mim todas as ilustrações são fantásticas, foi um dom que Deus me deu, e por isso todo desenho é um gol eternizado em meu traço.
JE: Para quem deseja seus quadros como entra em contato?
Marcos: Para contactar meu trabalho e compra dos meus quadros e pôsteres, e-mail: golsilustrados@gmail.com – (11) 95989-8195 Whatsapp ou Facebook – Gols Ilustrados.
JE: Fale sobre o livro que pretende lançar.
Marcos: Eu tenho dois projetos, um seria Revista Poster que trata-se de uma revista no formato poster 80cm x 30cm para o torcedor poder ter um gol histórico em seu acervo e também emoldurar e ter um gol ilustrado em sua parede, a ideia seria para vários clubes do Brasil, mas o projeto precisa de apoio, patrocínio e também divulgação.
Tenho também um projeto já criado de 6 livros ilustrados das copas do mundo conquistadas pela seleção brasileira nas copas, e também um especial da seleção de 1982, seriam 6 livros totalmente ilustrados com os gols da seleção Brasileira.
E também tenho um projeto de um livro totalmente ilustrado com mais de 400 gols do Doutor Sócrates nos clubes por onde passou e seleção Brasileira, seria um livro histórico totalmente ilustrado com todos gols do Eterno Magrão.
Bom são estes os 3 projetos de livros que ainda são sonhos, mas quem sabe podem se tornar realidade com um patrocínio.