Oscar Schmidt vai estrear na NBA aos 59 anos. Um dos maiores jogadores de basquete da história do Brasil, Oscar vai participar do “Jogo das Celebridades”, evento com atores, cantores e ex-atletas que abre o All Star Weekend, nessa sesta-feira no Superdome, em Nova Orleans.
Oscar nunca jogou na NBA por escolha própria. Em 1984, o atleta brasileiro foi escolhido para integrar o elenco do New Jersey Nets pelo draft. Porém na época, as regras da Federação internacional de Basquete (FIBA) não permitiam que os profissionais da NBA participassem de competições internacionais em outros países.
Na época que ele foi escolhido, Michael Jordan estava disputando, mas não foi o melhor escolhido. Akeem Olajuwon foi o primeiro escolhido, o pivô Sam Bowie foi o segundo. Oscar foi o 131º melhor. Nesse mesmo draft foram escolhidos nomes como Charles Barkley e John Stockton.
Oscar sempre foi muito claro e direto pelas razões que o fizeram recusar o convite da melhor liga do mundo. Só a possibilidade de não integrar a camisa da seleção Brasileira para ele era a razão suficiente. Nunca se mostrou arrependido ou frustrado por isso. Até porque a Liga americana sempre o reconheceu, mesmo nunca tendo jogado. O convite para participar do jogo das celebridades veio para homenagear o “Mão Santa”.
“É um ídolo do basquete mundial, alguém que é conhecido não apenas pelas cestas, pelos títulos e recordes, mas também pelo patriotismo, profissionalismo, respeito e paixão pelo esporte”, afirmou Arnon de Mello Neto, vice-presidente da NBA na América Latina. Oscar não deixa por menos… “Se eu vou jogar alguma coisa, vou ter de jogar o meu máximo e o meu máximo é buscar ser MVP”, declarou o maior pontuador da história das Olimpíadas.
Um mito! Hoje se recupera muito bem de um câncer no cérebro diagnosticado em 2011.