O mandato da jornalista e deputada Monica Seixas, recebeu nessa semana (12) comunicadores e mídias pretas e periféricas para um papo na Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo, na sala Franco Montoro.
O encontro teve como objetivo uma primeira conversa entre jornalistas e a equipe da Monica Seixas (PSOL) para diagnosticar os desafios de se manter uma imprensa negra, sua importancia na luta antirracista e pela democratização da mídia.
Estiveram presentes nesse primeiro encontro diversas mídias, entre elas a “Ponte Jornalismo” (Antonio Junião), “Desenrola e Não me Enrola” (Thais Siqueira), “Espaço do Povo” (Leonardo Almeida) e o Jornal Empoderado, representado por Anderson Moraes.
Os temas foram diversos e em especial a falta de recurso para manter mídias periféricas e o trabalho feito por essas entidades em seus nichos (territórios). Mónica e sua equipe ouviram atentamente as demandas, mas aprenderam também sobre gestão de mídias periféricas.
Beatriz Monteiro, do “Podcast Manda Notícias” falou de sua experiência com o “Fomento das Periferias”. Junião e Thaís mostraram eloquência ao apresentarem o cenário das mídias que se encontram nas regiões de periferia.
Anderson Moraes, do Empoderado, reforçou que “se não podemos ser convidados para sentarmos à mesa e discutir propostas (para mídia), que não nos chame só para carregar bandeira (em manifestação) quando precisam de nossos corpos).”. E ressaltou que o “… O Jornal Empoderado não compactua com o fetichismo do corpo preto e periférico que tomba, que se vê nas mídias. Deve-se valorizar as pessoas que estão produzindo, e não somente quando elas são presas injustamente e/ou são assassinadas, por exemplo.”. E por fim, expôs a importância de se discutir o PL 2630 (PL das Fake News) com as mídias pretas e periféricas.
Foto: Equipe da Monica Seixas
Após ouvir as representações dessas mídias, a deputada e sua equipe apresentaram PACOTE DE AÇÕES
ANTIRRACISTAS, como:
FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Criada com o objetivo de proporcionar uma maior democratização do acesso e políticas de permanência de negros, indígenas, pessoas trans, refugiados e estudantes oriundos de escola pública na graduação e pósgraduação, na busca pela ampliação de ações afi rmativas que também ampliem o número de docentes negros e indígenas.
FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA
Destinada a promover a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas referentes aos interesses e defesa de direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana – POTMA.
PROJETO DE LEI 446/2023
Institui 21 de março como o “Dia Estadual das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé”.
PROJETO DE LEI 518/2023
Cria o “Prêmio Luiz Gama” para homenagear pessoas que lutaram e lutam contra a escravidão e a discriminação racial nas seguintes áreas:
I – Combate à escravidão;
II – Luta contra a discriminação racial;
III – Promoção de uma maior integração racial na sociedade brasileira, contribuindo para a cultura de paz, igualdade e o fi m de preconceitos ou distinções baseadas em raça e cor.
PROJETO DE RESOLUÇÃO 13/2023
Cria a Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial e Combate à Discriminação Étnico-Racial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para aprofundar o debate sobre os interesses e defesa dos direitos da população negra, bem como promover ações de erradicação a todas as formas de discriminação étnico-racial no Estado.
PROJETO DE RESOLUÇÃO 21/2023
Cria o “Prêmio Gloria Maria” conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo destinado a pessoas, entidades, organizações e veículos das áreas de jornalismo e comunicação que atuem na defesa dos direitos da população negra, no resgate histórico e cultural das contribuições do povo negro no Estado de São Paulo a ser outorgado no
dia 07 de abril.
PROJETO DE LEI 758/2023
Proíbe a pessoa jurídica que tenha sido condenada pela prática de trabalho análogo à escravidão de contratar com a administração pública estadual.
“BIBLIOTECA THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO”
Nomeia a Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como “Biblioteca Theodosina Rosário Ribeiro”
PROJETO DE LEI 759/2023
Institui no calendário ofi cial do Estado de São Paulo “Dia da Verdade sobre a Escravidão” a ser celebrado anualmente no dia 14 de maio.
PROJETO DE LEI 768/2023
Determina a substituição de monumentos estátuas placas e quaisquer homenagens que façam menções a escravocratas e higienistas.
Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!