» Post

Mandato da deputada Monica Seixas convida as mídias negras para encontro!

O mandato da jornalista e deputada Monica Seixas, recebeu nessa semana (12) comunicadores e mídias pretas e periféricas para um papo na Alesp – Assembleia Legislativa de São Paulo, na sala Franco Montoro

O encontro teve como objetivo uma primeira conversa entre jornalistas e a equipe da Monica Seixas (PSOL) para diagnosticar os desafios de se manter uma imprensa negra, sua importancia na luta antirracista e pela democratização da mídia.

Estiveram presentes nesse primeiro encontro diversas mídias, entre elas a “Ponte Jornalismo” (Antonio Junião), “Desenrola e Não me Enrola” (Thais Siqueira), “Espaço do Povo” (Leonardo Almeida) e o Jornal Empoderado, representado por Anderson Moraes.

Os temas foram diversos e em especial a falta de recurso para manter mídias periféricas e o trabalho feito por essas entidades em seus nichos (territórios). Mónica e sua equipe ouviram atentamente as demandas, mas aprenderam também sobre gestão de mídias periféricas.

Beatriz Monteiro, do “Podcast Manda Notícias” falou de sua experiência com o “Fomento das Periferias”. Junião e Thaís mostraram eloquência ao apresentarem o cenário das mídias que se encontram nas regiões de periferia.

Anderson Moraes, do Empoderado, reforçou que “se não podemos ser convidados para sentarmos à mesa e discutir propostas (para mídia), que não nos chame só para carregar bandeira (em manifestação) quando precisam de nossos corpos).”. E ressaltou que o “… O Jornal Empoderado não compactua com o fetichismo do corpo preto e periférico que tomba, que se vê nas mídias. Deve-se valorizar as pessoas que estão produzindo, e não somente quando elas são presas injustamente e/ou são assassinadas, por exemplo.”. E por fim, expôs a importância de se discutir o PL 2630 (PL das Fake News) com as mídias pretas e periféricas.

Foto: Equipe da Monica Seixas

Após ouvir as representações dessas mídias, a deputada e sua equipe apresentaram PACOTE DE AÇÕES
ANTIRRACISTAS
, como:

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Criada com o objetivo de proporcionar uma maior democratização do acesso e políticas de permanência de negros, indígenas, pessoas trans, refugiados e estudantes oriundos de escola pública na graduação e pósgraduação, na busca pela ampliação de ações afi rmativas que também ampliem o número de docentes negros e indígenas.

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA
Destinada a promover a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas referentes aos interesses e defesa de direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana – POTMA.

PROJETO DE LEI 446/2023

Institui 21 de março como o “Dia Estadual das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé”.

PROJETO DE LEI 518/2023

Cria o “Prêmio Luiz Gama” para homenagear pessoas que lutaram e lutam contra a escravidão e a discriminação racial nas seguintes áreas:
I – Combate à escravidão;
II – Luta contra a discriminação racial;
III – Promoção de uma maior integração racial na sociedade brasileira, contribuindo para a cultura de paz, igualdade e o fi m de preconceitos ou distinções baseadas em raça e cor.

PROJETO DE RESOLUÇÃO 13/2023
Cria a Comissão Permanente de Promoção da Igualdade Racial e Combate à Discriminação Étnico-Racial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para aprofundar o debate sobre os interesses e defesa dos direitos da população negra, bem como promover ações de erradicação a todas as formas de discriminação étnico-racial no Estado.

PROJETO DE RESOLUÇÃO 21/2023
Cria o “Prêmio Gloria Maria” conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo destinado a pessoas, entidades, organizações e veículos das áreas de jornalismo e comunicação que atuem na defesa dos direitos da população negra, no resgate histórico e cultural das contribuições do povo negro no Estado de São Paulo a ser outorgado no
dia 07 de abril.

PROJETO DE LEI 758/2023
Proíbe a pessoa jurídica que tenha sido condenada pela prática de trabalho análogo à escravidão de contratar com a administração pública estadual.

“BIBLIOTECA THEODOSINA ROSÁRIO RIBEIRO”
Nomeia a Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como “Biblioteca Theodosina Rosário Ribeiro”

PROJETO DE LEI 759/2023
Institui no calendário ofi cial do Estado de São Paulo “Dia da Verdade sobre a Escravidão” a ser celebrado anualmente no dia 14 de maio.

PROJETO DE LEI 768/2023
Determina a substituição de monumentos estátuas placas e quaisquer homenagens que façam menções a escravocratas e higienistas.

Nota: Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica. Clique aqui!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade