Nesse domingo de outono o Majestoso estará novamente nos holofotes. Os saudosos vão se lembrar dos grandes embates entre as duas grandes equipes de São Paulo com suas histórias empolgantes. Como não se lembrar do folclórico Serginho Chulapa, do doutor Sócrates, do clássico Rai ou do rebelde Casagrande. Craques que se eternizaram na memória dos torcedores. O nome Majestoso foi dado pelo jornalista de A Gazeta Esportiva, Thomaz Mazzoni, logo após o clássico de 1942 pelo Paulistão, quando 70.281 pessoas superlotaram o Pacaembu para ver um 3 x 3 disputados no melhor estilo Majestoso: Casa cheia e futebol hipnotizador.
HISTÓRIA:
O primeiro clássico entre o então bicampeão paulista Corinthians e o recém-fundado São Paulo ocorreu em 25 de maio de 1930, no Parque São Jorge, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1930. O Corinthians ganhou por 2 a 1. De lá prá cá, foram 260 jogos com os seguintes resultados:
Vitórias do Corinthians: 93
Vitórias do São Paulo: 81
Empates: 86
Gols do Corinthians: 341
Gols do São Paulo: 336
Em mata-mata, o Timão tem 12 triunfos contra 6 do Tricolor.
Maiores goleadas
22/11/2015
Corinthians 6 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro, Arena Corinthians)
8/5/2005
São Paulo 5 x 1 Corinthians (Campeonato Brasileiro, Pacaembu)
Jogos na Arena Corinthians: 4
Vitórias do Corinthians: 4
Vitórias do São Paulo: 0
Empates: 0
Jogos no Morumbi: 110
Vitórias do Corinthians: 33
Empates: 50
Vitórias do São Paulo: 27
Para finalizar e aumentar a nossa ansiedade pelo clássico dessa tarde, torcedores e jornalistas tentaram escalar o melhor dos dois, será que você concorda? Vamos com as escalações dos melhores Corinthians e São Paulo da história:
CORINTHIANS: Dida; Zé Maria, Domingos da Guia, Gamarra e Wladimir; Paulinho, Zenon, Sócrates e Rivelino; Casagrande e Ronaldo. Técnico: Oswaldo Brandão.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Cafú, Oscar, Darío Pereyra e Júnior. Mineiro, Josué e Pita. Serginho Chulapa, Careca e Zé Sérgio. Técnico Tele Santana.
Corinthians e São Paulo se enfrentam às 16 horas na Arena Corinthians em jogo que decide o segundo finalista do Campeonato Paulista 2017.