afzh-CNenfrptes
×
Logo SimpleAds

» Post

Live sobre a participação dos brancos na luta antirracista

O Prof. Dr. Ivanir dos Santos conversou com  a psicóloga e pesquisadora Lia Vainer Schucman. A live, aconteceu na última  quintacomeçou às 14htransmitida pelo instagram.
O bate papo foi enriquecedor e de grande relevância, se não fosse o limite de tempo, seria ainda  mais proveitoso. Mas, ambos os docentes, já estão pensando em uma nova live para que as pessoas  possam estender o assunto, diante do tamanho da repercussão.
Lia passou a sua interpretação sobre  “branquitude”, como sendo algo bem  visível a identificação dos privilégios dos brancos em detrimento da marginalização em que se encontram os não-brancos. Segundo a pesquisadora : “Não encontrei nas entrelinhas, e sim descaradamente”, quando percebeu o que era o racismo, e completa sobre sua visão com o posicionamento dos não brancos: “A superioridade dos brancos sobre os outros, essa branquitude que se acha superior, isso divide a humanidade”.

Lia cita o caso do João Pedro, menino de 14 anos, que morreapós ser baleado dentro de casa ,pela polícia no RJ, mostrando a disparidade de tratamento entre bairros e classe social. Foi unânime a visão dos dois, onde é claro que, o racismo é um problema de toda a sociedade, e portanto, cabe à todos se engajarem nesta luta.

A conversa foi esclarecedora, com diversas atuações. Como de Fernando Sousa, que alegou: “Que papo bacana e importante”, assim com de Ivo Bucaresky: “Muito bem Ivanir! Como sempre uma fala contundente, profunda e com bom senso e equilíbrio. Só iremos superar o racismo, o antissemitismo e outros preconceitos se lutarmos contra todos”Kátia Schulze: “Perfeito professora”além de participação de estudantes e professores do RJ, Minas e Inglaterra. 

Dra. Lia Vainer Schucman (UFSC), é autora do livro “Entre Encardido, o Branco, Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e poder na cidade de São Paulo”, entre outros que também tratam sobre temática racial. Do outro lado, Ivanir do Santos, veterano limitante no combate ao racismo e intolerância religiosa. “O racismo não é apenas questão dos negros. É um problema social que atinge esferas políticas e econômicas no país”, alega o sacerdote.
 
Profº, Drº e Babalawô, Ivanir dos Santos (PPGHC/UFRJ, CEAP, CCIR), vem fazendo diversas rodas de conversa. Com lives, modelado pelo CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – motivados pela recorrente violação dos direitos fundamentais das classes menos favorecidas). E em tempos de isolamento, vem realizando outras ações em prol da diversidade cultural, com ênfase nas culturas de matriz africana, para o combate ao racismo e todas as formas de intolerâncias.
A pandemia não impede o aprendizado, rever conceitos e acima de tudomudar as atitudes racistas, é preciso entender e combater.

Assista em: https://www.instagram.com/tv/CAdYwxxpWP7/?utm_source=ig_web_copy_link

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece nos eventos do movimento negro e seus direitos, cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social e tudo que envolve a população invisível. Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/  INSTAGRAM: jornalempoderado Twitter: @Jornalempodera2

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
publicidade
publicidade

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade